Desde a primeira loja atacadista fundada em 1962 à atual rede de 415 unidades, o Atacadão não para de crescer. Única rede de atacarejo presente em todos os estados brasileiros, as principais metas agora são a consolidação nas regiões onde a marca está presente e chegar a novas localidades, ficando mais perto dos grandes centros urbanos.

“O nosso objetivo primário e incontornável é atingir o maior número possível de brasileiros que buscam produtos em quantidade e qualidade a preços mais baixos. Nosso modelo de negócio nos permite uma performance positiva, pois somos uma empresa low cost de atuação simples e eficiente, o que nos dá mais envergadura para contornar as adversidades e os imprevistos econômicos”, afirma Marco Oliveira, CEO do Atacadão.


A expansão de lojas por todo o país foi feita com a criação de, no mínimo, um centro de distribuição em cada estado, o que evita o repasse de taxas e tributos adicionais aos produtos comercializados e, ao mesmo tempo, mantém uma conexão com fornecedores locais.

Embora o foco do Atacadão seja abastecer os negócios de empreendedores, transformadores e comerciantes, a rede está cada vez mais próxima dos consumidores finais, uma estratégia que tem apresentado resultados positivos, mesmo com unidades um pouco menores.

Esse novo direcionamento veio com um olhar muito atento aos novos hábitos de consumo. Se há 10 anos o Atacadão oferecia cerca de 5.000 diferentes itens, agora são 10 mil, ou até mais, dependendo do tamanho da loja.Todas essas mudanças estratégicas exigiram adaptações em termos de agilidade e praticidade nas vendas.

Instalar balanças para hortifruti na frente de caixa foi apenas uma delas. Outra iniciativa relevante foi a implantação de setores novos –como padaria, açougue e frios e fatiados– para atender à demanda especial de consumidores de varejo. Essas iniciativas já estão presentes em 157 lojas, mas a ideia é expandir rapidamente para mais unidades.


“Toda nova loja traz um impacto importante e contribui para o desenvolvimento social e regional das cidades onde estamos presentes” diz Marco OliveiraCEO do Atacadão.

No sistema de pagamentos, o acréscimo de opções como o vale-alimentação e cartões de crédito de diferentes bandeiras somou-se à adoção de itens de conforto ao consumidor, como o acesso à rede wi-fi e caixas de autoatendimento (self-checkouts).

Além disso, desde a pandemia de Covid 19, o e-commerce e demais frentes digitais crescem significativamente: as vendas em parceria com aplicativos de entrega, que atendem ao consumidor B2C, o site, que atende mais ao público B2B pela possibilidade de adquirir volumes maiores de itens, e o Meu Atacadão, aplicativo lançado em abril deste ano que permite que os clientes encontrem ofertas diferenciadas enquanto fazem suas compras nas lojas físicas.

Em boa medida, a disciplina e a organização interna aliaram-se a uma boa dose de tecnologia para facilitar essas transformações, como assinala Oliveira. “Para comandar uma operação como a nossa, em nível nacional, é preciso ter a tecnologia como nossa parceira”, afirma.

Impacto na economia local
Concebida para aliar preços a qualidade nos produtos de suas gôndolas, a empresa tem contribuído efetivamente para reduzir a inflação local. Mas seu impacto socioeconômico positivo também é percebido na alavancagem dos fornecedores locais, na logística e na geração de empregos.

O Atacadão abrange 76 mil trabalhadores diretos –a população de uma cidade média no Brasil. O conjunto de suas 415 unidades, por sua vez, é capaz de alcançar consumidores em 95% dos 5.570 municípios brasileiros. Os investimentos na logística e no transporte, em especial no Norte, onde faz-se necessário o uso da cabotagem, garantem que produtos de qualidade, a preços justos, cheguem à população das regiões de mais difícil acesso.

“Toda nova loja traz um impacto importante para os municípios e seus entornos, gerando mais empregos diretos e indiretos, incluindo novos fornecedores locais. Tudo isso junto contribui para o desenvolvimento social e regional das cidades onde estamos presentes.”

Para garantir o abastecimento dos negócios de micro e pequenos empreendedores, o Atacadão tem realizado estratégias comerciais específicas, como o Dia Parceirão, Semana do Comerciante, Ofertas Arrasadoras e festivais como o do boteco, biscoitos, perfumaria e limpeza, entre outros.

Ao olhar para o futuro, Marco Oliveira volta-se à trajetória que levou a empresa, em seus 62 anos, a tornar-se uma referência em seu segmento. “Não há dúvidas de que a tecnologia e a inovação trarão possibilidades de expansão e de introdução de novos serviços, mas isso será feito sem esquecer o que mantém a essência principal do Atacadão: a força, o comprometimento e a dedicação das nossas pessoas”, conclui.

Fonte: https://estudio.folha.uol.com.br/atacadao/2024/12/atacadao-expande-lojas-e-fica-mais-perto-dos-grandes-centros-urbanos.shtml

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