Azeite brasileiro figura entre os melhores do mundo, conquista novos prêmios e consolida o Brasil no mapa da olivicultura global

O Azeite Sabiá, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP) e Encruzilhada do Sul (RS), foi eleito o Melhor Monovarietal Médio do Mundo na categoria Koroneiki, segundo o guia italiano Flos Olei, que classifica os 500 melhores azeites do planeta. O azeite brasileiro recebeu 97 pontos de um total de 100, solidificando sua posição entre os principais produtores globais.

Esse reconhecimento é mais um marco na trajetória do Azeite Sabiá, que já acumula 140 prêmios internacionais em apenas cinco safras. Em edições anteriores, a marca foi destacada como o Melhor Azeite Médio Frutado do Mundo pelo Lodo Guide e o Melhor Azeite do Hemisfério Sul no Leone D’Oro, uma das competições mais respeitadas da olivicultura.

Outro momento notável ocorreu em 2022, quando o Sabiá se tornou o primeiro azeite brasileiro a figurar entre os 10 melhores do mundo no guia espanhol EVOOLEUM, feito que se repetiu em 2023 – o Sabiá foi o único rótulo fora da Europa a entrar neste top 10. O EVOOLEUM publica anualmente a lista dos 100 melhores azeites, e em 2024, o Sabiá Arbequina foi eleito o Melhor do Brasil.

Em 2024, o Azeite Sabiá também se destaca em outra competição de prestígio, sendo um dos três finalistas do prêmio Mario Solinas, organizado pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). Este prêmio valoriza os melhores azeites extravirgens do mundo e sublinha o crescimento do Brasil no cenário global da olivicultura.

Com esses reconhecimentos, o Azeite Sabiá reafirma sua posição entre os maiores produtores do mundo e promove o nome do Brasil no mercado internacional.

Fonte: https://foodinnovation.com.br/azeite-sabia-e-eleito-o-melhor-monovarietal-medio-do-mundo-pelo-guia-flos-olei/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *