Quais tendências-chave devem influenciar o comportamento do consumidor em 2025 e como as marcas podem adaptar sua oferta a um cenário de varejo em constante mudança? A agência de inteligência de mercado Mintel busca responder a essas perguntas em seu último relatório.
Para entender “o que vem por aí” no comportamento do consumidor, a empresa de pesquisa Mintel, com sede em Londres, prevê três temas principais para 2025: abraçar a propriedade e a individualidade, priorizando a funcionalidade, a beleza ética e adaptável ao clima e a vida lenta.
(Meu) conhecimento é poder
O surgimento de ferramentas de diagnóstico com tecnologia de IA, regimes de beleza personalizados e conscientização crescente sobre ingredientes estão capacitando os consumidores “a elevar sua rotina de cuidados com a pele a outro nível”. A Mintel prevê que 2025 verá uma mudança em direção a práticas de beleza inteligentes e personalizadas. Em vez de trabalhar mais, os consumidores trabalharão de forma mais inteligente quando se trata de sua rotina, reaproveitando produtos como autobronzeadores como bronzeadores ou usando vaselina para “slugging” da pele — em outras palavras, “maximizando a eficácia com o mínimo de esforço”.
Os cuidados com a pele baseados na eficácia também continuarão a crescer em popularidade; a Mintel cita a linha de cuidados com a pele APEX da Pola, que usa a tecnologia Motion Scan e um banco de dados de pele para oferecer cuidados com a pele altamente personalizados.
Com base na análise da pele, a APEX seleciona ingredientes e uma formulação personalizada projetada para se adequar à condição da pele do consumidor ©Mintel
A mudança também está no horizonte quando se trata de mídias sociais, com influenciadores desmistificando a formulação e o desenvolvimento de produtos, dando aos consumidores informações claras, permitindo que eles tomem decisões informadas.
A Mintel prevê que o foco na segurança dos ingredientes e na transparência continuará a se expandir nos próximos três anos, assim como o aumento de dispositivos “inteligentes” e a convergência de beleza e nutrição.
Virando a maré
As ofertas de beleza com design ecológico continuarão a se desenvolver para atender à demanda dos clientes por soluções de beleza “éticas e de alto desempenho”. Desde alavancar a química verde até usar fontes de ingredientes “sustentáveis”, as marcas estão prontas para lançar produtos que sejam funcionais e movidos pela ciência. A Mintel aponta para a marca polonesa Oio Lab, que desenvolveu o que é dito ser uma preservação exclusiva à base de plantas em vez de produtos químicos para suas fórmulas, ao mesmo tempo em que oferece micélio compostável em casa para uma parte de sua embalagem.
Ingredientes biotecnológicos, ou aqueles que replicam variantes naturais em um ambiente de laboratório, também se tornarão mais comuns. Embora os consumidores continuem relutantes em adotar esses ingredientes, diz Mintel, a conscientização e a aceitação crescerão nos próximos anos.
Quanto aos próximos três anos, a Mintel prevê técnicas emergentes como bio-farmácia e agricultura avançada para impulsionar a reciclagem de ingredientes e transformar resíduos em recursos. O mercado verá mais marcas fazendo parcerias com empresas de alimentos e bebidas para desenvolver produtos de desperdício zero que se alinhem ao modelo de economia circular.
No que diz respeito às embalagens, as opções recarregáveis também continuarão ganhando força no mundo todo.
Pense devagar, mova-se rápido
Contrabalançando a beleza rápida, uma nova onda de simplicidade e autocuidado está no horizonte. Essa tendência girará em torno de uma abordagem mais consciente e de longo prazo para cuidados com a pele e beleza em geral, com foco na prevenção em vez de reparo. A conscientização aumentada sobre a exposição aos raios UV, estressores ambientais e o conceito de longevidade encorajarão os consumidores a começar a cuidar da pele mais cedo e investir em produtos com “resultados graduais e duradouros”. Essa tendência deve fortalecer sua posição por meio dos movimentos “slow living” e “slow ageing”, onde os consumidores priorizam conforto, nostalgia e simplicidade em suas rotinas de beleza.
Atendendo a um consumidor mais consciente, as marcas continuarão a lançar produtos básicos, muitas vezes nostálgicos, mas com desempenho apoiado pela tecnologia. A Mintel ilustra isso por meio dos suplementos alimentares L-Ergothioneine Ha Collagen+ da Swisse Beauty, que afirmam combinar “ingredientes cientificamente comprovados” com abordagens holísticas para tratar da saúde celular e do bem-estar emocional.
A Mintel prevê o aumento de cuidados com a pele que imitam o efeito calmante de “aromas quentes e nostálgicos” ou a sensação de um creme aveludado que lembra os confortos da infância. Nessa área, espera-se que as marcas lancem produtos eficazes que possam atrair consumidores preocupados com o orçamento, que estão cada vez mais seletivos sobre suas compras.
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