Mesmo com a alta nos preços, os brasileiros não abrem mão de produtos premium, que registraram aumento de vendas por unidade de 5,8%. O preço médio desses itens vendidos no Brasil cresceu 11,3% no terceiro trimestre de 2024. Os dados foram divulgados no relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar. De acordo com o levantamento, a compra desses produtos ganha destaque, inclusive, entre as classes média e baixa, que se utilizam de mais idas aos pontos de venda para manter o consumo. Duas cestas se mostraram como as mais populares: Bebidas e Higiene & Beleza. A primeira aumentou a quantidade de categorias premium. Já a segunda manteve a mesma quantidade, transformando em premium itens dentro das categorias já compradas.

Comportamento do Consumidor

 No caso das bebidas, é possível notar diferenças nas formas de consumo de acordo com cada público. As classes A e B, por exemplo, priorizam os itens em momentos mais individualizados, criando um hábito e valorizando o sabor. Já as classes D e E compartilham mais as bebidas, impulsionando, principalmente, o aumento de ocasiões de consumo de Suco Pronto (100% Suco ou Néctar). A preocupação com a saúde é a principal razão para a compra desses produtos. Na cesta de Higiene & Beleza, a tendência é o banho premium, que consiste em uma rotina de cuidados mais intensa e complexa. Enquanto o banho comum dura menos de 10 minutos e é realizado apenas com sabonete líquido e esfoliante corporal, o premium leva mais de 15 minutos e conta com itens de cuidado íntimo, sabonete líquido, esfoliante facial e corporal.

Fonte: https://gironews.com/supermercado/produtos-premium-registram-aumento-de-58-de-vendas-por-unidade-no-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *