As vendas líquidas consolidadas aumentaram 2,2% – 455 milhões dólares. O forte desempenho no negócio de embalagens, principalmente nos segmentos de cerveja e bebidas, bem como um aumento nas vendas para a indústria automobilística e as exportações para os Estados Unidos, Vidro Plano, compensaram uma queda nas vendas domésticas no setor da construção e as vendas de exportação do último negócio, bem como o impacto negativo da desvalorização de 2,5% em peso.
Apesar dos benefícios de uma estrutura operacional enxuta, despesas legais mais baixos e o aumento na venda de produtos automotivos e valor acrescentado para o segmento de construção nos Estados Unidos, o EBITDA caiu 5,4% – US$ 96 milhões, afetado pelo aumento de 14% nos preços do gás natural e uma desvalorização do peso de 2,5% (média trimestral), juntamente com o declínio no volume de vendas para determinados segmentos .
A dívida líquida diminuiu em relação ao trimestre anterior e US $ 8 milhões, como resultado do aumento do saldo de caixa em comparação com 1Q’14.
Sr. Adrian Sada Cueva, CEO, comentou sobre os resultados da Companhia: “Apesar de um ambiente macroeconômico adverso, os segmentos de cerveja, alimentos e bebidas têm sido capazes de compensar o declínio em outros mercados, tais como recipientes de cosméticos e Construção de vidro plano. Além disso, continuamos nossos esforços para otimizar nossa estrutura operacional, o que ajudou a compensar parcialmente os custos mais elevados de gás natural, bem como a desvalorização do peso de 2,5% no período. Vale ressaltar que, no início de julho, foram notificadas pelas autoridades brasileiras de impor uma compensação em nossas exportações de edifício de vidro em direção a essa quota país, por isso estamos no processo de determinar o impacto que tal medida terá sobre nossos resultados operacionais. Além disso, podemos finalizar as negociações para refinanciar a dívida com o Crédit Agricole (Crédit Agricole Corporativa e Banco de Investimento “, CACIB” antigamente Calyon) neste trimestre, o que permitiu reforçar nosso balanço patrimonial, a posição financeira consolidada da empresa.”
“A perspectiva de funcionamento para os meses do ano, continua sendo um desafio, devido à nossa percepção ruim nos segmentos domésticos, cosméticos, construção e mercado de reposição automotiva. Nossa equipe está focada e empenhada em encontrar maneiras de compensar esses segmentos fracos, enquanto continua a buscar oportunidades de redução de custos para lidar com as pressões competitivas e inflacionários, principalmente em energia, que nos afetados este ano. “
Em relação aos resultados do trimestre, Claudio Del Valle, Diretor Geral de Administração e Finanças, disse: “Em 29 de Maio, a Vitro concluiu o refinanciamento de sua dívida com CACIB, o que nos permitiu melhorar nossa posição financeira, alargando a maturidade da 2016, esta dívida com taxa Libor acrescida de 4,25%. Como resultado de nossos esforços, a dívida líquida foi reduzida em 0,8% em relação ao trimestre anterior, principalmente devido a uma diminuição do montante da dívida total e um aumento do saldo de caixa. Em 30 de junho refinanciar a dívida bancária foi alcançado por 298,000,000 dólares de nossa subsidiária álcali que nos permitiu melhorar a liquidez e ao mesmo tempo aumentar a maturidade e reduzir a taxa de juros sobre essa dívida. Devido à importância do próximo vencimento de uma nota de US $ 235 milhões em abril de 2015, nos próximos meses, estaremos avaliando diversas alternativas para refinanciar a nota. “
“Apesar das difíceis condições econômicas que prevaleceram a esta 2Q’14, continuamos dedicados a melhorar ainda mais a nossa competitividade de custos, alavancando a capacidade de nossos negócios e fortalecer nosso balanço patrimonial para capitalizar oportunidades futuras. Continuamos confiantes de que vamos continuar a consolidar a Vitro como uma empresa forte, inovadora e mais produtiva. “, Concluiu o Sr. Sada.
Assim como conquistas financeiras em Q2, Vitro também foi presenteado com (WPO) prêmio da Organização Mundial de Embalagem para saúde e beleza durante o Prêmio WorldStar 2014 em maio.
O prêmio foi para a fragrância True Passion por Mary Kay, e o frasco foi escolhido a partir de um total de 316 frascos apresentados pelas empresas durante 2013.
Fonte: http://www.glass-international.com/news/view/vitro-sales-up-2.2
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