Segundo o Índice Nacional de Confiança (INC), desenvolvido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a PiniOn, a confiança dos consumidores brasileiros se manteve estável em outubro ante o mês de setembro. O índice alcançou 103 pontos, situando-se em patamar otimista (acima de 100 pontos), apesar de registrar uma queda de 6,4% em relação ao mesmo período de 2023.
A pesquisa teve a participação de 1.679 famílias em diversas regiões do país. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste houve aumento na confiança dos consumidores, no Norte e no Sul houve diminuição e no Nordeste o índice permaneceu estável. O recorte por classe social mostra que o índice aumentou ligeiramente para as classes AB e C, mas caiu entre as famílias das classes D e E.
Para a ACSP, a estabilidade no índice reflete a pressão que a aceleração da inflação, especialmente em itens essenciais como alimentos e bebidas, exerce sobre o orçamento das famílias, sobretudo as de baixa renda. A entidade alerta para uma possível desaceleração econômica, que já começa a impactar o setor de varejo e serviços.
Deixe um comentário