A Innova Market Insights divulgou suas Dez Principais Tendências para 2025, com “Ingredientes e Além” liderando a lista
Essa tendência reflete um movimento crescente dos consumidores em direção à qualidade dos ingredientes, com 58% dos consumidores globais priorizando a qualidade ao fazer compras de alimentos e bebidas. A pesquisa aponta que marcas que focam em elevar a qualidade dos seus ingredientes, indo além de apenas “ingredientes”, terão uma vantagem no mercado.
De acordo com Lu Ann Williams, Diretora de Insights Globais da Innova, a qualidade dos ingredientes é o principal fator de decisão para os consumidores, com atributos como frescor, benefícios à saúde e conteúdo nutricional sendo essenciais para as marcas se diferenciarem. Também ressaltou que a percepção positiva em relação a marcas próprias pode representar uma oportunidade para essas marcas se destacarem ao investirem em ingredientes de alta qualidade.
Outra tendência importante é a “Saúde – Bem-estar de precisão”, que aponta a crescente busca dos consumidores por nutrição balanceada e personalizada, por meio de alimentos e bebidas funcionais adaptados ao seu estilo de vida e necessidades de saúde. A pesquisa mostra que quase 60% dos consumidores são proativos em relação à saúde e que planos de nutrição personalizados têm sido cada vez mais valorizados. Em 2023, houve crescimento de 18% nos produtos com alegações voltadas para as necessidades das mulheres e de 10% nos produtos com alegações de controle de peso.
A terceira tendência, “Sabores – Extremamente Inventivos”, destaca a crescente criatividade nas inovações alimentícias, com consumidores buscando sabores inesperados e experiências únicas. Produtos de fusão de sabores e criações inéditas têm ganhado popularidade, com mais da metade dos consumidores interessados em experimentar novas combinações de sabores.
A tendência “Saúde intestinal – Floresça de dentro para fora” mostra o crescente interesse pela saúde digestiva, que, após a pandemia, se tornou um dos principais impulsionadores de compras de alimentos e bebidas funcionais. Produtos com fibras, probióticos e vitamina D têm se destacado nesse cenário.
A quinta tendência, “Baseado em plantas – Repensando as plantas”, aborda a evolução dos produtos à base de plantas. Embora os consumidores valorizem esses produtos, há uma crescente preocupação com o processamento excessivo e artificial, o que leva as marcas a repensarem a naturalidade e a saúde dos produtos de origem vegetal. Nos últimos cinco anos, houve crescimento de 23% em produtos veganos com alegações de naturalidade.
Além dessas cinco tendências principais, outros itens destacados pela Innova incluem a adaptação climática no setor de alimentos, a relação entre alimentos e beleza, a reinvenção de tradições culturais alimentícias, as escolhas alimentares para o humor e o impacto da inteligência artificial no desenvolvimento de novos produtos alimentícios.
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