Electimuss , a casa de nicho de luxo inspirada na Roma Antiga, lançou uma nova fragrância gourmand, Caspian Cherry, a segunda em sua Explorer Collection, apresentando a sempre popular nota de cereja. Os romanos encontraram cerejas pela primeira vez durante suas viagens comerciais pelo Mar Cáspio e o perfumista Kevin Mathys criou o perfume em torno da ideia de uma sobremesa suntuosa servida em uma prestigiosa festa bacanal, reinventada por uma lente moderna. O diretor criativo deste perfume foi o nosso próprio Nicola Thomis, a propósito, em uma função anterior.
“Esta fragrância é uma homenagem à região do Cáspio, localizada entre a Rússia, a Europa e o Oriente Médio. Uma cereja gourmand veio à minha mente, mas eu queria que ela fosse escura, madura, não excessivamente doce. Um pouco como aquelas sobremesas de alto luxo de chefs confeiteiros, onde o açúcar é dosado com maestria, cuidadosamente contrabalançado com ingredientes azedos e azedos.
Misturei cereja preta e licor de amaretto com chocolate branco e escuro para criar um equilíbrio agridoce agradável, e um pouco de canela e tonka para trazer calor e facilidade ao rico acorde amadeirado complexo. Isso é misterioso e escuro, uma mistura delicada de vetiver, patchouli e sândalo misturados com mel e coco para dar uma vantagem inesperada, um redemoinho no desejo, a assinatura desta cereja rica e complexa.” –Kevin Mathys.
A fragrância abre com cerejas pretas embebidas em licor Amaretto, muito forte, mas arejado, o aroma de torta de frangipane, regada com molho de cereja quente, colocada na mesa do restaurante à sua frente. Ou como um sonho romano surreal, onde você é convidado a reclinar-se em um sofá macio feito de rico bolo de maçapão, com almofadas de cerejas pretas suaves, e não lhe são dadas uvas, mas uma xícara de chocolate amargo e escuro. A ponderação da doçura com o amargor é de fato magistralmente equilibrada. Esta é uma sobremesa que você vai querer continuar comendo porque nunca é enjoativa ou muito pesada.
Há uma sensação de colheita outonal sobre isso, a abundância de cerejas colhidas, uma sensação reconfortante de que você estará seguro e tranquilo no inverno, há mais do que o suficiente para manter o frio longe. Você passará as noites mais longas em sua ilha de sobremesas gourmet, onde o coco nunca é óbvio, mas tão finamente polvilhado quanto a canela, leve, suave e arredondado, mais como um leite de coco que foi misturado ao resto dos ingredientes para reforçar e unir tudo, adicionando sua voz, misturando, mas nunca alto sobre o resto do refrão. O vetiver fornece profundidade e riqueza, mas permanece apenas de apoio, o fio condutor é sempre a ideia do frangipane, que às vezes também me lembra um pouco de nougat, com seus tons de mel.
Se as Bacanálias fossem festas elevadas ao status de um rito religioso, a Cereja do Cáspio é uma torta Bakewell com estrela Michelin, digna dos deuses, a receita dada ao mortal Kevin pelas Musas. Normalmente não gosto de cereja em uma fragrância, nem amêndoas, nem chocolate, para falar a verdade, então o fato de eu realmente gostar disso me surpreende e fala das habilidades do Sr. Mathy.
A cereja canta mais alto no início, reconhecidamente preta e sofisticada, flutuando no oceano de Amaretto (poderia ser igualmente chamado de Mar de Amaretto), afundando lentamente e se dissipando pelo resto do uso, mas nunca desaparecendo completamente. Além disso, do início até a metade, apesar de não estar escrito nas notas, também sinto um doce, leve, quase couro, que pode soar um pouco incongruente com um gourmand, mas a fragrância mantém uma qualidade comestível apesar disso. Acho que vem em parte da cereja alcoólica, que tem dentro de si uma espécie de faceta polida. A nota de café se comporta como o coco, sendo meramente de apoio em um coro, e conseguiu passar por mim completamente. O drydown de chocolate branco com baunilha é a melhor parte, a cereja é uma brisa fantasmagórica dentro dela, e o álcool evaporou principalmente, deixando apenas os sabores arejados de amêndoa. No geral, é um Black Forest Gateau que começa feito de chocolate amargo e Amaretto, mas na metade do caminho o chef muda de ideia e decide explorar fazer o bolo com chocolate branco. Eu aproveitei e usei meus dois pequenos frascos de amostra, e embora enfiar uma fatia inteira no meu guarda-roupa abarrotado ainda esteja para ser visto, Caspian Cherry é muito mais apetitoso.
O que os romanos já fizeram por nós? Isto. Uma bela nova versão da cereja, que até mesmo quem não é fã de cerejas como eu pode achar desejável.
Electimuss Caspian Cherry será lançado em 24 de outubro e já está disponível para pré-encomenda no site da marca, em Pure Parfum/Extrait em frascos de 100 ml ao preço de £ 200, 3 kits de viagem de 10 ml por £ 135 e um kit de refil por £ 145.
Fonte: https://www.fragrantica.com.br/novidades/Electimuss-Lanca-Caspian-Cherry-8634.html
Deixe um comentário