O mercado de consumer health deu um salto considerável na última década. De acordo com o estudo CH Talks 2024, organizado pela IQVIA, o montante movimentado pela categoria mais que triplicou nos últimos dez anos.

Nos 12 meses que antecederam agosto de 2014, esses produtos geraram o equivalente a R$ 31,5 bilhões em venda. No mesmo recorte referente a 2024, o total ficou em R$ 103,6 bilhões, mais de 3,2 vezes superior.

Domínio no mercado de consumer health caiu, mas não muito 

O mercado de consumer health cresceu de forma expressiva no período. Mas quando o assunto são as empresas que lideram o setor, o cenário não teve mudanças drásticas. Apesar do domínio do top 10 ter caído, essas companhias ainda comandam mais de 40% do montante movimentado pelo setor.

Fonte: IQVIA

 

Uma possível explicação para a queda foi a dança das cadeiras entre as empresas listadas, que viram players caírem, saírem e estrearem na relação.

Liderança é a mesma, mas ranking mudou

Em 2014, quem liderava o mercado de consumer health era a Hypera, com R$ 2,8 bilhões em vendas e quase 10% do mercado em suas mãos. Dez anos depois, a farmacêutica segue na ponta, com R$ 7,6 bilhões em vendas. Mas a fatia sob seu controle é menos significativa – pouco acima dos 7%.

A vice-liderança também segue a mesma, com a P&G (2014: R$ 1,9 bilhões / 2024: R$ 4,9 bilhões). Já a Johnson & Johnson, que fechava o pódio com R$ 1,7 bilhão, fez spin off de sua divisão focada na categoria. Nasceu assim a Kenvue, que ocupa, atualmente, apenas a nona colocação, com R$ 3 bilhões.

Quem herdou o terceiro lugar foi a L’Oréal, com R$ 4,6 bilhões em negócios. Há dez anos, a fabricante figurava no quinto posto, com R$ 1,4 bilhão.

Fonte: IQVIA

 

* As empresas NC Farma e Kenvue estavam listadas no ranking de 2014, respectivamente, como EMS e Johnson & Johnson

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/mercado-de-consumer-health-triplica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *