A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30) o uso de medicamentos de cannabis na medicina veterinária. A decisão possibilita que médicos-veterinários utilizem substâncias canabinoides em tratamentos de diversas doenças, promovendo avanços na saúde animal no Brasil, segundo comunicado divulgado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

A resolução ainda não tem um número oficial, mas foi deliberada em plenária pública e deve ser formalizada nos próximos dias, com a ata da decisão prevista para publicação em até 48 horas.

Em nota, o CFMV afirmou que a aprovação da medida é fruto dos resultados apresentados pelo grupo de trabalho (GT) para proposta de regulação da canabinoide na Medicina Veterinária do Conselho.

A médica-veterinária Caroline Campagnone, que integra o GT, destaca que antes da autorização da Anvisa, a cannabis estava classificada na lista de substâncias proscritas, impossibilitando a utilização na Medicina Veterinária.

Esse cenário gerava insegurança jurídica porque médicos-veterinários que prescrevessem tratamentos com canabinoides, como o THC, corriam risco de serem acusados de tráfico de drogas. Agora, com a nova regulamentação, os profissionais poderão utilizar a cannabis de forma segura e legal, sem o risco de penalidades”, afirmou em comunicado.

Ainda, a médica-veterinária afirmou que o uso da cannabis na Medicina Veterinária tem sido estudado em parceria com universidades federais, o que pode ampliar o desenvolvimento de terapias inovadoras e com qualidade assegurada, além de promover novas pesquisas e publicações sobre o tema.

Com a regulamentação aprovada pela Anvisa, médicos-veterinários agora tem permissão legal para prescrever medicamentos a base de cannabis, mas o CFMV destaca que ainda é preciso que os profissionais tenham conhecimento sólido e aprofundado no tema, uma vez que as dosagens e aplicações requerem cuidado específico e ajustado a cada caso.

Em nota, o CFMV destacou os a eficácia da cannabis e dos canabinoides em diversas áreas, como tratamento de doenças oncológicas, neurológicas e ortopédicas. “O sistema endocanabinoide, presente nos animais, é responsável pela manutenção do equilíbrio corporal, auxiliando no controle de dor, inflamações, crises convulsivas, além de contribuir para a estabilidade emocional e imunológica. O uso de canabinoides endógenos (naturais) e exógenos (administrados) permite tratar essas deficiências de maneira complementar, trazendo qualidade de vida aos animais”.

Fonte: https://forbes.com.br/forbesagro/2024/10/anvisa-aprova-uso-de-cannabis-na-medicina-veterinaria/#:~:text=A%20decis%C3%A3o%20possibilita%20que%20m%C3%A9dicos,de%20diversas%20doen%C3%A7as%20em%20animais&text=A%20Ag%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Vigil%C3%A2ncia,de%20cannabis%20na%20medicina%20veterin%C3%A1ria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *