A IWSR analisa os principais impulsionadores que moldarão o cenário do mercado global em 2022.

O álcool para bebidas provou ser uma das categorias de bens de consumo mais à prova de crises em um momento de interrupção significativa.

Embora os esquemas governamentais e as subvenções tenham mantido os gastos flutuantes em alguns mercados, as economias foram prejudicadas por interrupções em indústrias-chave. Custos e atrasos de envio, escassez de embalagens, custos de embalagem mais altos e aumento dos custos de energia continuam a desafiar o mercado. Enquanto isso, a inflação crescente e um cenário político em mudança contribuíram para os desafios de recrutamento no setor de hospitalidade. Nos EUA, por exemplo, a inflação atingiu seu nível mais alto em 40 anos em novembro de 2021, com alta de 6,8%, enquanto a cadeia de suprimentos e as dificuldades de recrutamento do Reino Unido continuam a ser impactadas pelas consequências do Brexit.

No entanto, os consumidores estão cada vez mais confortáveis com o retorno ao on-trade, especialmente os millennial e Gen X. O comércio eletrônico se transformou em um canal sofisticado e cheio de nuances, e o engajamento digital se tornou uma parte crucial da jornada do cliente. À medida que o comércio eletrônico e o on-premise crescem em força, as mudanças estruturais de longo prazo para a B&M off-trade apresentarão um cenário muito diferente do mercado de bebidas alcoólicas nos próximos anos.

Aqui estão as principais tendências que impulsionam o cenário do mercado de bebidas alcoólicas, à medida que os comportamentos dos consumidores continuam a mudar e orientar as estratégias de mercado e a inovação de produtos.

Surgimento de categorias de luxo não tradicionais

Embora as bebidas destiladas de status internacional (bebidas alcoólicas vendidas a US $ 100 e acima, excluindo Baijiu) tenham sofrido declínios em 2020 a uma taxa que excedeu a do mercado global total de bebidas destiladas, a IWSR espera uma recuperação otimista em linha com os níveis de crescimento anteriores de 2014-2019.

O crescimento futuro da categoria será sustentado pelo aumento dos níveis de riqueza e novos participantes no mercado – especialmente na Ásia e nos EUA. A pesquisa de consumidores da IWSR, por exemplo, mostra que 39% dos alcoólatras chineses ricos urbanos disseram ter gasto mais de RMB 500 (aprox. US $ 79) em uma garrafa de álcool para beber em casa no primeiro semestre de 2021.

À medida que novos consumidores entram no mercado, um dos principais disruptores do atual cenário de bebidas espirituosas de status internacional é a diversificação de segmentos e o surgimento de categorias de status de nicho – como bebidas destiladas à base de agave, uísque irlandês, uísque americano e uísque japonês, que registraram crescimento absoluto em 2020.

Substitutos: as escolhas de moderação são impulsionadas pela ocasião de consumo

Os produtos sem e com baixo teor alcoólico estão se tornando mais acessíveis para os consumidores, pois são cada vez mais aceitos como um estilo de vida e norma social. Canais dedicados exclusivamente à venda de bebidas sem álcool para ocasiões adultas também estão em ascensão, com sites dedicados de comércio eletrônico, varejistas e bares chegando ao mercado.

Uma distinção em como e quando os consumidores escolhem produtos não versus produtos baixos está se tornando cada vez mais evidente. Nos principais mercados, a maioria dos consumidores não/baixos pode ser identificada como “Substitutos” – aqueles que usam produtos sem e com baixo teor de força total para certas ocasiões.

A pesquisa de consumidores da IWSR mostra que no Reino Unido, por exemplo, 40% dos consumidores não/baixos são “Substitutos”, com a Geração Z da LDA e os millennials (46% e 41%, respectivamente) mais propensos a substituir do que os Boomers (36%). A Geração Z da LDA e os millennials no Reino Unido também são mais propensos a serem “Blenders”, onde alternam entre não/baixo e força total na mesma ocasião (20% e 23%, respectivamente). Uma tendência semelhante também pode ser vista em outros mercados, como os EUA.

Aproveitando as ocasiões sem álcool, as novas tecnologias também estão permitindo que os produtores lancem produtos sem álcool que oferecem benefícios funcionais ou que melhoram o humor, muitos com ingredientes como CBD, nootrópicos e adaptógenos. Esses produtos se concentram em como os ingredientes farão os consumidores se sentirem e são vistos como uma maneira alternativa de aproveitar as ocasiões tradicionais de álcool – aproveitando os consumidores conscientes da saúde (e estressados).

O cenário do comércio eletrônico se torna mais sutil à medida que os subcanais se desfocam

valor do comércio eletrônico aumentou quase +43% em 2020 em 16 mercados-chave, acima dos +12% em 2019. Os dados da IWSR mostram que, até 2025, nesses mercados, o comércio eletrônico deverá representar cerca de 6% de todos os volumes de álcool de bebidas fora do comércio, em comparação com menos de 2% em 2018.

À medida que as vendas de bebidas alcoólicas do comércio eletrônico se desenvolvem, o número de varejistas está aumentando e a gama de modelos de negócios que eles empregam está se tornando mais diversificada e matizada. As distinções entre diferentes canais de comércio eletrônico, e até mesmo entre compras on-line versus off-line, estão se tornando cada vez mais irrelevantes para os consumidores.

Isso está levando a uma indefinição de linhas entre os canais de vendas on-line – por exemplo, os varejistas omnichannel estão estabelecendo parcerias logísticas com serviços sob demanda, a fim de oferecer uma entrega mais rápida; as plataformas sob demanda estão usando “dark stores” para melhorar os prazos de entrega e, assim, se tornarem mais parecidas com os mercados; e os marketplaces estão estabelecendo redes de lojas físicas.

Uma premissa caseira mais sofisticada impacta o retorno do on-premise

Mudanças no local de moradia, deslocamentos de trabalho e políticas de trabalho híbridas significam que os consumidores estão passando mais tempo em casa e em locais locais. Como tal, os resultados da IWSR indicam que o consumo premium pode potencialmente mudar, até certo ponto, do on-trade para o home-premise.

À medida que os consumidores retornam ao on-trade, suas experiências serão moldadas pelos últimos dois anos de experiências premium em casa, como a fabricação de coquetéis em casa e os serviços de assinatura. Os consumidores serão, portanto, mais conscientes dos preços mais elevados e mais facilmente dissuadidos por produtos ou experiências de pior qualidade em bares, pubs e restaurantes.

A IWSR espera que os proprietários de marcas sejam mais seletivos em onde apoiam suas marcas no local, provavelmente aumentando o foco nas contas on-trade de ponta e mais ativas.

Primeiros sinais de premiumização na categoria IDT

Os novos lançamentos de IDT que chegam ao mercado têm uma representação mais elevada de produtos premium e superiores do que os volumes consumidos em 2020, sugerindo uma tendência para a premiumização. Isto marca um claro desvio da inovação em IDT até à data, com a grande maioria da categoria global de IDT actualmente dentro das faixas de preços padrão e inferiores.

O movimento em direção à premiumização atrairá os proprietários de bebidas espirituosas e marcas de vinho, já que a maior parte do crescimento do valor dentro das categorias mais amplas de bebidas espirituosas e vinhos na última década veio do segmento premium e acima.

Embora o sabor seja o principal motor de compra para a seleção de IDT pelos consumidores nos principais mercados, a base de álcool (bem como o tipo de coquetel) também são fatores motivadores significativos, com os consumidores mais propensos a perceber os produtos à base de bebidas espirituosas como sendo de maior qualidade.

Os RTDs baseados em bebidas espirituosas já dominam a categoria na maioria dos mercados-chave – exceto no México e, mais notavelmente, nos EUA, onde os RTDs baseados em malte dominam. Embora as RTDs baseadas em bebidas espirituosas detenham uma participação minoritária nos EUA, seus pequenos volumes estão impulsionando o desenvolvimento de um segmento super-premium – o primeiro a ser visto em todo o cenário global de RTD.

Diversificação à medida que as linhas de categoria se desfocam

As pessoas estão alternando com frequência crescente entre opções de bebidas ou experimentando bebidas completamente novas. A pesquisa da IWSR mostra um amplo repertório de testes de produtos, com os consumidores mostrando forte interesse em experimentar cerveja artesanal, hard seltzers, vinho e uísque japonês.

Fonte:. https://www.theiwsr.com/key-trends-driving-the-global-beverage-alcohol-industry-in-2022/

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