Pesquisadores da Universidade de Zhejiang, Hangzhou, República Popular da China desenvolveram uma maneira de criar estruturas tridimensionais intrincadas a partir do vidro imitando a antiga arte do origami.

O processo permite que a equipe faça formas complexas que seriam difíceis ou impossíveis de alcançar com métodos tradicionais de trabalho de vidro

A técnica envolve a cura de um precursor líquido cheio de nanopartículas de sílica em uma folha composta de polímeros, que é cortada na forma desejada.

A folha flexível é então dobrada manualmente à temperatura ambiente em uma estrutura 3D, assim como é feito com papel em origami.

Uma vez que a estrutura esteja completa, o material sofre pirólise e sinterização para remover o aglutinante do polímero e converter o material restante em vidro.

Embora essa técnica atualmente dependa da dobra manual do composto do polímero, a equipe espera que o processo possa ser automatizado.

Como o processo de corte é feito usando um laser de baixa potência e controlado digitalmente, a técnica pode ser adequada para a fabricação em larga escala.

Y Xu et al, Nat. Commun., 2021, 12, 4261 (DOI: 10.1038/s41467-021-24559-x)

Legenda: Fabricação de vidro origami transparente

( O DOI é uma URL para a publicação https://www.nature.com/articles/s41467-021-24559-x )

Fonte:. https://www.glassworldwide.co.uk/industry-announcements/origami-creates-glass-3d-structures

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *