A indústria de vidro faz parte das indústrias intensivas em energia que representam um grande desafio para cumprir as metas de redução de CO2 do Acordo climático de Paris.
As opções de descarbonização para a indústria de vidro serão explodidas por Michael Zier da Institut für Energie-und Klimaforschung em um seminário online no dia 26 de outubro às 14:00 CET hospedado pela GlassTrend para seus membros.
Para enfrentar o desafio de descarbonizar a indústria de vidro, as opções são identificadas e estruturadas de acordo com o interruptor de combustível, recuperação de calor de resíduos e intensificação de processos.
As diferentes opções são avaliadas em termos de nível de prontidão tecnológica, potencial de redução de CO2 e viabilidade econômica.
Devido à alta parcela das emissões de CO2 relacionadas à energia, o derretimento elétrico e a combustão de hidrogênio, ou uma combinação de ambos, são as opções mais promissoras para descarbonizar a indústria de vidro.
No entanto, mais pesquisas, ajustes de projeto e melhorias de processos são necessários.
Além disso, os preços da eletricidade e do hidrogênio têm de diminuir ou os combustíveis fósseis devem se tornar mais caros, para serem competitivos em relação aos combustíveis fósseis.
Neste contexto, devem ser desenvolvidas infraestruturas adequadas de eletricidade e hidrogênio.
Deixe um comentário