Sem uma “mudança significativa na trajetória”, prevê-se que o mercado global de embalagens recarregáveis e reutilizáveis atinja uma taxa de penetração de apenas 5% até 2030. No entanto, diz a McKinsey, o aumento da demanda do consumidor, as regulamentações que promovem a reutilização e as adaptações de produtos e varejo podem impulsionar o segmento do nicho para um novo padrão.

As embalagens reutilizáveis estão passando por um renascimento, de acordo com um novo relatório da McKinsey & Company. Esse interesse renovado está sendo impulsionado pela “pressão de sustentabilidade” dos consumidores e das autoridades reguladoras, diz a consultoria. No entanto, uma mudança na trajetória é necessária para que as embalagens recarregáveis e reutilizáveis se tornem a norma, em vez de apenas um nicho. De fato, a McKinsey diz que uma escala significativa além de um determinado segmento ou país ainda está para ser vista. Se o status quo persistir, a taxa de penetração de embalagens recarregáveis ou reutilizáveis globalmente atingirá um máximo de 5% até 2030, prejudicada pela falta de infraestrutura, um impulso para a redução de embalagens em geral, custo, aceitação na cadeia de suprimentos e segurança do produto.

Então, o que poderia agitar o mercado para tornar as embalagens recarregáveis e reutilizáveis o novo padrão? A McKinsey diz que o custo precisaria estar em pé de igualdade ou menor do que o das soluções existentes e embalagens mais padronizadas e utilização cruzada em diferentes produtos, marcas ou lojas provavelmente serão necessárias. As embalagens terão de cumprir os requisitos de formato e higiene do produto, e o ecossistema harmonizado e o quadro regulamentar para além do nível do país devem ser visados.

As marcas poderiam incentivar a lealdade do consumidor, adicionando um custo de “troca” para embalagens reutilizáveis, oferecendo embalagens mais duráveis projetadas para serem devolvidas para proporcionar uma melhor experiência ao consumidor. E se os players inovadores ou start-ups perturbarem o mercado, introduzindo produtos que sejam econômicos, convenientes, higiênicos e baseados em incentivos, a penetração do mercado de embalagens recarregáveis e reutilizáveis poderá exceder 10% até 2032 e se tornar um padrão da indústria. A McKinsey destaca a importância da colaboração entre os players de embalagens em toda a cadeia de valor, especificamente em termos de compartilhamento de investimentos.

“As embalagens reutilizáveis podem ser ampliadas para uma adoção mais ampla dentro da cadeia de valor das embalagens como uma solução sustentável alternativa. No entanto, os líderes do setor precisarão superar barreiras que vão desde a redução de custos e encontrar maneiras de compartilhar investimentos até a harmonização além do nível do país para que isso seja bem-sucedido “, conclui o relatório.

Fonte:. https://www.luxepackaginginsight.com/article/reusable-packaging-niche-segment-or-new-norm.61762

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