Dentro de um contexto cada vez mais competitivo, o Grupo Pochet está intensificando o ritmo de seus investimentos, que mais do que dobrou em 2014 em comparação com o ano anterior, e será mantido no mesmo nível em 2015. vidro, plástico / metal, decoração … todas as divisões do grupo estão em causa e visam o mesmo objetivo estratégico: tornar-se o melhor fornecedor de embalagem premium para perfumes e produtos de beleza no mundo, baseando-se em três princípios principais, excelência industrial, compromisso com o cliente, e inovação.

Para Irène Gosset, Presidente do Conselho de Administração, e Tristan Farabet, Diretor do Grupo, o futuro da empresa permanece firmemente enraizada no mercado premium de perfume e produtos de beleza. Com cerca de 5.500 funcionários em todo o mundo, 18 locais em quatro continentes, e um volume de negócios 500.000.000 € em 2014, Pochet tem tudo. As origens do grupo remontam à criação da fábrica de vidro Du Courval em 1623, quase 400 anos atrás. Agora, é conhecido pela sua vasta gama de competências: vidro, é claro, mas também de metal e plástico (Qualipac), e decoração-acabamento (Solev).

Os gerentes da Pochet comprometeram-se a dar um novo ímpeto ao grupo para atender às crescentes exigências de produtividade e inovação das marcas. “Temos de contar com serviços exclusivos, tecnologias e inovações”, enfatiza Tristan Farabet, que se juntou ao grupo um ano atrás, depois de ter conseguido a filial francesa da Coca-Cola, entre outros.

 Investimentos de mais de 40 milhões

Primeiro passo: a excelência das instalações industriais. O Grupo Pochet deu início a um ambicioso programa de investimentos cujo volume dobrou entre 2013 e 2014 para chegar a mais de 40 milhões de euros – 9% do volume de negócios do grupo – e que permanecerá no mesmo nível em 2015.

A divisão de vidro recebeu quase metade desses investimentos, em particular através da reconstrução de um dos quatro fornos da usina localizada em Blangy-sur-Bresle, Normandia, França, para um montante total de cerca de 15 milhões de euros. Desde o início de 2015, este forno produz vidro de alta qualidade na melhoria das condições ambientais, principalmente com um forte declínio no consumo de energia. Além disso, o grupo tem modernizado e automatizado várias linhas para suas subsidiárias francesa especializada em acabamento, por exemplo através da instalação de sistemas de controle de vídeo destinados à vigilância de qualidade. E novas linhas de decoração também têm sido postas em no Brasil.

Quanto Qualipac, foi dada prioridade à China, com a fábrica em Xangai foi transferida para novas instalações. A área de superfície é agora duas vezes tão grande como o local anterior. A construção desta nova fábrica também representa uma oportunidade para uma renovação em grande escala do equipamento (cerca de 60% das prensas são novos), com vista a não só abastecer os clientes ocidentais, mas também os locais, principalmente nos casos compactos e frascos para maquiagem e skincare. Em cima disso, o grupo começou a estender as capacidades de sua subsidiária IPEL no Brasil. Como o líder histórico do segmento de maquiagem neste país, IPEL recebeu a transferência de tecnologia, em particular na transformação Surlyn, e 30% de sua atividade é agora dedicada a perfume tampar.

Por último, as novas linhas de lacagem e metalização foram instalados nas instalações da Solev na França em 2013, e uma série de investimentos em automação foram feitas em 2014, através do desenvolvimento de equipamentos de gravação a laser da empresa.

Tecnologias de ponta

Todos esses investimentos foram destinados a reforçar a expertise de um grupo que possui uma estratégia de excelência e de know-how e tecnologias controladas que os seus concorrentes não têm.

Como para o vidro, Pochet du Courval já havia mostrado sua maestria de distribuição de vidro quando La Vie Est Belle (Lancôme) e Jour d’Hermès foram lançados. Com Eole, o vidreiro vai ainda mais longe em termos de desempenho, graças a um processo patenteado que permite desenhar literalmente a distribuição na parte inferior do frasco. Como para o in’pressive! tecnologia utilizada para o frasco de La Panthère (Cartier), ele realmente torna possível esculpir o vidro dentro da garrafa!

Em termos de decoração, Solev apresentou recentemente várias criações originais resultantes da combinação de diferentes técnicas (metalização líquida, pintura de tela, sublimação, laser).

“A maioria das nossas inovações são possíveis graças à complementaridade e a sinergia da experiência de três divisões do grupo”, Irène Gosset sublinha. Como exemplo, o frasco de La Panthère de Cartier e o lançamento de Louboutin verniz de unhas resultam de uma colaboração estreita entre Pochet du Courval e Qualipac.

Oportunidades de crescimento.

Claramente, a prioridade do grupo é o de reforçar e fortalecer sua capacidade de produção e know-how. Mas ainda, uma operação de crescimento externo não está excluída. “Vamos fazê-lo quando e onde nós pensamos que faz sentido”, especifica Tristan Farabet. O Grupo Pochet não é muito em dívida, o que significa que dispõe de meios financeiros significativos, e identificou várias áreas de crescimento como de perfumaria no Brasil, skincare na China ou, numa escala mais global, maquiagem.

“A continuidade e o comprometimento de nossos acionistas da família é uma força considerável. Temos uma visão no longo prazo e de médio e a capacidade de ir além das contingências relacionadas com a situação atual e investir para o futuro. Isto constitui uma verdadeira força, e é realmente visto como tal pelos nossos clientes “, conclui Tristan Farabet.

 

Fonte: http://www.premiumbeautynews.com/en/the-pochet-group-steps-up-the-pace,7963

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