Por um lado a sustentabilidade, por outro lado a busca por efeitos de luxo. Principais fabricantes de vidro premium tiveram que demonstrar a sua capacidade para lidar com tendências opostas. Embora as preocupações com o meio ambiente estimulam a redução do peso do vidro, a busca pela excelência leva à criação de frascos cada vez mais pesados com paredes muito grossas. Uma passagem pela última edição da Luxe Pack Mônaco 2016, demonstrou esses atributos.
Seguindo a tendência eco-friendly, os fabricantes de vidro inovaram na redução de peso de seus produtos. Concedido pelo Luxe Pack in Green 2016 por sua inovação Ecojars, Bormioli Luigi ilustra a tendência que está prevista para se tornar uma das principais características do mercado no futuro.
“Em poucos anos, será uma condição para continuar operando no mercado”, diz Frédéric Montali, Chefe da Divisão de Cosméticos do grupo Bormioli Luigi. Os Ecojars são embalagens que atendem ao mercado dos cuidados da pele e make-up e consiste em quatro frascos standard ultraleves, pesando 50% menos do que um vidro tradicional da mesma capacidade. Para alcançar este objetivo, Bormioli Luigi inspirou-se em sua experiência na produção de vidro em particular para o desenvolvimento de um processo patenteado para a terminação. Reduzir a quantidade de vidro ajuda a diminuir o impacto global sobre o ambiente, incluindo os volumes de matérias-primas utilizadas e o impacto da produção e transporte.
Da mesma forma, o Grupo Pochet se esforça para combinar preocupação com os códigos de meio ambiente e de luxo, com Epure, um frasco leve, com paredes finas. Criado através da tecnologia da Pochet du Courval para a fabricação de vidro, Epure pode ser completado por uma solução de tampa, permitindo assim que os clientes se beneficiem da experiência multimaterial do Grupo. “O objetivo era criar um vidro leve, com até 50% de redução de peso, enquanto que oferecíamos também o luxo, incluindo brilho. Um frasco pode ser tanto luxuoso e leve, desde que seja perfeitamente fabricado “, disse Thierry Rabu, gerente geral da divisão de vidro do grupo.
A fim de responder a este desafio, Pochet escolheu para reduzir a altura do anel, assim mudando radicalmente o design dos frascos.
Em paralelo, com seu conceito Evolution, a vidraria alemã Heinz Glas apresentou sua capacidade de produzir embalagens de peso. A empresa apresentou modelos individuais em forma e variando gradualmente o volume a partir do mais pesado para o mais leve.
Também visando preservação do meio ambiente, Verescence (anteriormente SGD Parfumerie), continua a desenvolver a sua linha Neo com frascos standard de vidro reciclado.
Por fim, para finalizar este movimento para frascos de vidro mais leves, tanto Verescence e Grupo Stölzle apresentaram novas soluções de processo para aumentar a resistência do vidro à ruptura. Com a Stölzle, a adição ao tratamento de uma película invisível para preservar a integridade da embalagem em caso de ruptura.
Apesar destes esforços sobre o tema leveza, as embalagens de vidro com paredes grossas permanecem fortemente associados ao luxo e preferência do mercado.
A principal inovação foi a tecnologia Up & Down apresentado por Verreries Brosse (Zignago Vetro Group). O novo processo permite distribuir uniformemente o vidro em torno do frasco, esse visual já é possível no fundo do frasco e nas paredes do frasco, mas a Verreries Brosse é o primeiro a ser capaz de proporcionar uma espessura para os ombros.
Também digno de nota, a nova coleção Bowie de Verescence que acrescenta peso aos frascos standard visando o nicho de mercado de perfumaria.
Fonte: http://www.premiumbeautynews.com/en/luxury-glass-from-the-lightest-to,10381
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