O extraordinário desenvolvimento das marcas de perfumes alternativos é o reflexo natural da evolução observada nas exigências dos consumidores: cansados de ver sempre os mesmos produtos criados para agradar as massas e ilustrados nas páginas lustrosas de todas as revistas, os consumidores cada vez mais buscam fragrâncias excepcionais e raras. Outro fator que contribuiu para a escalada das novas marcas foi a evolução das técnicas de produção e o lançamento de uma oferta de composições de perfumes e embalagens adaptada à fabricação em pequenas quantidades. Brazil Beauty News conversou com Bruno Diépois, que dirige a Coverpla, empresa sediada em Nice (França) especializada na fabricação de embalagens primárias de vidro, hoje posicionada como uma das principais referências para as marcas de perfumes de nicho.
Premium Beauty News – É verdade que a Coverpla vem se afirmando cada vez mais como o principal fabricante de embalagens de vidro para as marcas de perfumes alternativos?
Bruno Diépois – Atualmente, a Coverpla é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 60% dos frascos de perfumes apresentados em salões, a exemplo do Pitti Fragranze, um dos principais eventos do setor de perfumes alternativos. O grande diferencial da Coverpla é seu posicionamento inigualável. Trabalhamos com as melhores empresas europeias do setor de vidros – Pochet, Bormioli Luigi e Saverglass – e temos capacidade para gerenciar um volume considerável de estoques, a fim de atender às necessidades dos clientes em termos de flexibilidade. A Coverpla dispõe de 8.000 m² de oficinas e depósitos com capacidade para armazenar cerca de 2 milhões de frascos (a partir de 300 referências) e 1 milhão de tampas (com 50 referências de base). Esse modo de funcionamento representa um risco elevado, mas ao mesmo é o que nos permite oferecer um serviço sem equivalentes no mercado. Somos a única empresa a dispor de um estoque dessa dimensão.
Premium Beauty News – Isso quer dizer que a Coverpla tem a possibilidade de fornecer produtos em quantidades extremamente pequenas?
Bruno Diépois – Sim, mas não é só isso. O que as marcas procuram é flexibilidade. E é justamente isso que oferecemos. Em média, o valor de cada pedido que recebemos é de 6 mil euros, mas a soma, em si, não é muito representativa, visto que existe uma variação considerável entre cada encomenda. Concretamente, o volume dos pedidos pode variar de 3 mil a 10 mil unidades por encomenda, mas é claro que recebemos também pedidos que envolvem grandes quantidades.
Além dessa capacidade de fornecer pequenos volumes de produtos, outra característica marcante da empresa é a flexibilidade e rapidez. Para dar uma ideia, um terço do faturamento de cada mês é gerado por pedidos recebidos no mesmo mês. Normalmente, atendemos cerca de 600 clientes por ano. Desses, 60% têm fábricas fora da França. Isso exige uma grande reatividade, muita flexibilidade, equipes comerciais sólidas e uma estrutura logística sem falhas.
Premium Beauty News – A Coverpla trabalha unicamente com produtos padronizados. Sendo assim, como a empresa consegue atender às exigências de personalização das marcas?
Bruno Diépois – Primeiramente, graças a um catálogo amplo e variado de referências, tanto para frascos como para tampas, válvulas ou protetores. Em segundo lugar, graças à inovação. Para seduzir os clientes, estamos constantemente criando e lançando novidades. A título de ilustração, desenvolvemos três ou quatro novas tampas por ano, usando diversos materiais – Surlyn, zamac, alumínio, madeira… A injeção das tampas de Surlyn é feita pelas equipes internas da Coverpla. Por último, o acabamento: oferecemos um amplo leque de possibilidades para personalizar os produtos, como decoração, aplicação de laca, despolimento, etc. Geralmente, essas operações também são realizadas pelas equipes internas em nossa oficina de impressão serigráfica (esmalte cerâmico, tinta) e estampagem a quente.
Premium Beauty News – O mercado de perfumes de nicho continua mantendo o mesmo vigor?
Bruno Diépois – Sim, continua firme e forte, com o mesmo fôlego. Nos anos menos dinâmicos, a Coverpla registrou um crescimento de pelo menos 2% a 3%. Trabalhamos com clientes de pequeno ou médio porte, que nossas equipes comerciais vão buscar no mundo todo. A Coverpla participará de vários salões neste primeiro semestre de 2016: CosmeTech CosmeTokyo (20 a 22 de janeiro, Tóquio), PCD (3 e 4 de fevereiro, Paris), Cosmopack-Cosmoprof (17 a 21 de março, Bolonha, na Itália), Beauty Eurasia (21 a 23 de abril, Istambul, na Turquia), Luxe Pack New York (11 e 12 de maio), ExpoPack Mexico (17 a 20 de maio) e World Perfumery Congress (14 e 15 de junho, Miami).
Visite o site: http://www.coverpla.com/en/products/perfume-bottles
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