Líder mundial do setor de vidros para a indústria de perfumes e cosméticos, o Grupo concluiu, em 2016, um plano de reestruturação iniciado em 2010, quando o Fundo Oaktree Capital Management injetou verbas na empresa. A operação resultou na separação dos setores de farmácia e beleza do Grupo SGD, bem como no rebranding da divisão de beleza, que passou a se chamar Verescence. Com quatro unidades de fabricação de vidro (França, Espanha, Estados Unidos e Brasil) e cinco unidades de acabamento (duas na França, uma na Espanha, uma nos Estados Unidos e uma no Brasil), a Verescence foca atualmente na consolidação de seu posicionamento como líder global do segmento, em particular graças à excelência da qualidade de seus produtos e serviços. Para efetivar o plano, que envolve investimentos significativos – 100 milhões de euros nos próximos três anos, sendo metade destinada às fábricas francesas –, a Verescence acaba de receber um financiamento no valor de 45 milhões de euros. Nesta entrevista, Hélène Marchand, diretora-geral do Grupo na França, revela detalhes sobre os projetos da empresa.
Brazil Beauty News – É verdade que a Verescence dará continuidade à política de transformação da empresa com um novo plano trienal de investimentos? Quais as repercussões para a empresa no curto prazo?
Hélène Marchand – As reformas já estão em andamento: neste ano, reconstruímos o forno n° 6 da unidade de produção de vidros de Mers-les-Bains, no norte da França. Este é nosso maior forno: com capacidade de 130 toneladas de vidro por dia, ele abastece 6 linhas de produção onde são fabricados até 700 frascos por dia. Graças a esse investimento, que movimentou 11 milhões de euros e exigiu dois meses de trabalho, conseguimos reduzir em 15% o consumo de energia, e em mais de 40% a emissão de CO2 da empresa. O novo forno constitui também uma ferramenta para alçar a qualidade dos produtos a um patamar superior, visto que passamos a dispor de três fornos com capacidade para produzir vidro extrabranco. A reconstrução do forno foi também uma ocasião para modernizar toda a área de produção.
Outro setor que receberá investimentos consideráveis são as fábricas de acabamento no norte da França. Ao todo, vamos investir cerca de 20 milhões de euros no período 2016-2019, em particular para a criação de uma nova linha de colagem na fábrica de Orne, em Écouché-les-Vallées, bem como nos setores de aplicação de laca, serigrafia e, globalmente, de tecnologias de impressão digital.
Brazil Beauty News – Essa estratégia de transformação da Verescence inclui a questão da RSE?
Hélène Marchand – A Responsabilidade Social Empresarial é um dos principais alicerces do plano de reestruturação. Nossa política de RSE segue três linhas de ação: integrar nossas atividades industriais ao ecossistema local; melhorar os produtos, graças ao princípio de concepção ecológica; e posicionar o ser humano no topo de nossas prioridades.
Em relação à gestão de pessoas, nossa primeira ação refere-se à segurança dos colaboradores e à prevenção de acidentes de trabalho. Temos também investido no treinamento de nossos profissionais e na preservação do know-how desenvolvido por eles. Entre nossos principais parceiros está o Grand Musée du Parfum, com quem trabalhamos desde que surgiu o projeto desse novo museu. Vale também ressaltar que, para promover a diversidade, criamos a rede Verescence au Féminin, que atua em favor da presença de mulheres nos setores técnicos e de gestão de equipes.
Nossa segunda linha de ação, a concepção ecológica, abrange todos os aspectos de desenvolvimento e fabricação de produtos com base nos princípios de sustentabilidade. Os principais objetivos nessa área são reduzir o peso do vidro, aumentar a capacidade de reciclagem dos produtos e usar substâncias não poluentes e técnicas que diminuam a produção de resíduos nos diversos processos de acabamento.
Brazil Beauty News – Concretamente, como isso se traduz em termos de inovação?
Hélène Marchand – Nossa política sempre valorizou inovações que atendam às necessidades manifestadas pelo mercado. Na edição 2017 do salão Luxe Pack Monaco, por exemplo, apresentamos uma tecnologia de vidro inquebrável desenvolvida por nossas equipes, que vai ao encontro das atuais tendências em matéria de recipientes para produtos de maquiagem. Ainda nessa categoria, apresentamos um frasco equipado com um dispositivo que retira o excesso de produto, ideal para a aplicação de esmalte e gloss. Outro destaque são as recentes evoluções da tecnologia SCULPT’In, também desenvolvida pela Verescence, que permite criar formas sofisticadas dentro dos frascos.
Quanto à questão do desenvolvimento sustentável, a redução do peso é um dos principais focos de trabalho. Nosso objetivo é produzir frascos com paredes perfeitas, que tenham pouca espessura, mas que ao mesmo tempo sejam resistentes. Nessa área, lançamos um pote de 50 ml que pesa apenas 60 g, ou seja, bem mais leve que os recipientes de 50 ml disponíveis no mercado, que habitualmente pesam 100 g.
Por fim, em matéria de acabamento, apresentamos novidades no campo da decoração COLOR’In (ouro, pedra e magma, por exemplo), compatíveis com a maioria das fórmulas de perfumes, bem como tecnologias que produzem efeitos iridescentes e metalizados – segmento em que a demanda é alta. Para satisfazer a esse mercado, dispomos de um amplo leque de soluções técnicas, como holografia, laqueamento, estampagem a quente, etc. No setor de perfumes de luxo, acompanhando as mais recentes tendências, apresentamos uma coleção excepcional de vidros, como o Verre Haute Joaillerie (vidro de alta joalheria), obtido graças a uma técnica patenteada de incrustação de pedras preciosas durante o processo de conformação do vidro, e o Verre Minéral (vidro mineral), que se inspira em técnicas de fabricação do vidro de Murano a fim de produzir nuances exclusivas de cores.
Para concluir, apresentamos alguns dos lançamentos mais espetaculares para os quais contribuímos – como o Y, novo perfume masculino da YSL Beauté; o The Roman Night, da Bvlgari; o pote Hydralife, da Dior; e a base facial Encre de Peau, da YSL Beauté.
Nosso território de trabalho é a criação. A inovação é o motor do nosso desenvolvimento, tanto em relação aos produtos como em termos de processos e organização. O ambicioso plano que estamos desenvolvendo certamente nos permitirá consolidar esse diferencial, a fim de sublimar os projetos de nossos clientes e transpor, junto com eles, os limites do possível.
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