Empresa especializada no acabamento e decoração de frascos de vidro para os mercados de perfumaria e cosméticos, a Val Laquage continua crescendo e otimizando seu parque industrial. Desde setembro vem ampliando sua capacidade com uma nova linha de pintura, e agora considera novas aquisições.
Fundada em 1998 e impulsionada pelo dinamismo da sua fundadora e diretora Valérie Tellier , a Val Laquage , que faz parte do grupo familiar Val Fi, juntamente com Piochel e Inserdeco, conquistou o reconhecimento dos seus parceiros do setor de bens de luxo através de investimentos e otimização . O grupo sediado na Normandia possui agora três unidades de produção e um volume de negócios de 20 milhões de euros.
“ Em 26 anos, passámos de 4 para 240 pessoas e, nos últimos três anos, o nosso volume de negócios aumentou de 12 para 20 milhões de euros ”, afirma Valérie Tellier, que também é presidente da Glass Vallée. “ Parte do nosso negócio tem a ver diretamente com algumas das maiores marcas do mercado de perfumes, e a outra parte com fabricantes de vidro, incluindo o nosso cliente de longa data Gerresheimer. A nossa reputação baseia-se realmente nas nossas competências técnicas e na complementaridade dos nossos ofícios, que abrangem todas as tipologias: lacagem, decoração, serigrafia, tampografia e hot stamping ”, acrescenta.
Automação e otimização
Para responder à crescente procura, a Val Laquage tem feito investimentos massivos em linhas automáticas de decoração, com particular destaque para hot stamping . Hoje, com 13 linhas de pintura e cerca de 50 máquinas de decoração , incluindo dez dedicadas à hot stamping, a empresa posiciona-se como um grande player do setor.
Além do seu sucesso comercial, a Val Laquage está há vários anos comprometida com melhorias sociais e ambientais nos seus processos de produção.
“ As preocupações ambientais estão no nosso DNA ”, afirma o gestor. “ Passámos para a pintura 98% de base aquosa em 2009, recuperamos águas pluviais há mais de 10 anos, garantimos que tudo acontece no mesmo local para evitar o transporte, e adaptamos as nossas técnicas ao vidro reciclado e recuperamos todos os nossos resíduos. Mas também estamos fazendo muito trabalho social com as nossas equipes, porque é aí que começa o respeito ”, continua Valérie Tellier.
Também para apoiar a inovação, no passado mês de Setembro, a empresa instalou uma nova linha de pintura concebida para abrir caminho à transição das técnicas tradicionais para a tecnologia de cura UV mais sustentável. Esta linha de testes será utilizada para validar os processos para uma transição industrial completa em 2025.
Crescimento externo
Para continuar a crescer, Valérie Tellier pretende desenvolver Val Laquage procurando ativamente aquisições que ajudem tanto a alcançar o equilíbrio entre as atividades de lacagem e decoração, em termos de equipamentos, como a desenvolver a logística.
Val Laquage exporta atualmente 60% dos seus negócios para a Europa e não tem planos de expansão internacional por enquanto.
“ Estamos avançando lentamente e nos desenvolvendo gradualmente. O importante é trabalhar com as equipes. Todas as grandes decisões são tomadas coletivamente, por pessoas que cresceram com a empresa e querem vê-la continuar a crescer ”, conclui Valérie Tellier.
Até agora, esta filosofia empresarial tem garantido o sucesso da empresa.
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/finishing-val-laquage-banks-on,23484
Deixe um comentário