A vidreira italiana acaba de adquirir um novo equipamento dedicado à pulverização catódica para sua oficina de decoração de vidro em Parma. Esta nova técnica de tratamento de superfície permite metalizar uma garrafa preservando a sua transparência, para um vidro 100% reciclável. A empresa apresentou essa inovação durante a feira Paris Packaging Week, que aconteceu nos dias 17 e 18 de janeiro de 2024, em Paris, na França.
Técnica bastante conhecida no mundo das embalagens plásticas, o uso da pulverização catódica é bem menos comum na decoração de frascos de vidro de perfume. Ansiosa por fornecer aos seus clientes técnicas industrializadas inovadoras que respondam aos desafios ambientais atuais, a Bormioli Luigi investiu dois milhões de euros na criação de uma nova linha de produção dedicada à pulverização catódica na sua fábrica em Parma, Itália.
A pulverização catódica é semelhante à metalização a vácuo. Oferece ao produto o mesmo brilho e resistência a choques, arranhões e sucos.
“A pulverização catódica nos dá mais flexibilidade. Consiste na aplicação da decoração sob vácuo através de um processo físico que a distingue da metalização. Não só permite obter efeitos metálicos no vidro, mas também coloridos. A técnica é interessante do ponto de vista estético, mas sobretudo do ponto de vista da reciclabilidade, pois permite modular a transparência da garrafa [1]”, disse Emanuela Fava, gerente de P&D da Bormioli Luigi.
Primeiro projeto de desenvolvimento de Bormioli Luigi com esta nova linha de produção dedicada à pulverização catódica, a edição limitada de La Vie Est Belle L’Extrait, da Lancôme, ilustra perfeitamente o que pode ser alcançado através desta técnica. “O pedido do cliente era obter um efeito metálico combinado com uma tonalidade específica, única nesta edição, garantindo ao mesmo tempo a reciclabilidade graças ao gradiente de cor que permite ajustar a opacidade do frasco”, explica Emanuela Fava. “Dois outros desenvolvimentos estão em andamento, mas ainda é cedo para dizer mais”, concluiu o gerente de P&D da Bormioli Luigi.
Notas de rodapé
[1] Como o vidro permanece transparente, sua reciclagem por triagem óptica não é impactada.
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/bormioli-luigi-invests-in,23266
Deixe um comentário