Como especialista em soluções de embalagens premium personalizadas, a Coverpla conquistou uma posição única atendendo marcas independentes de perfumes e produtos de beleza na França e em todo o mundo. Actualmente um parceiro-chave para muitas start-ups, a empresa sediada em Nice, firmemente estabelecida em França, Itália e Estados Unidos, possui uma grande rede de distribuidores em todo o mundo. Em 2022, a Coverpla embarcou num plano de investimento de três anos para modernizar e otimizar o seu sítio histórico e instalações industriais. Bruno Diépois, CEO, explica.

Nas alturas de Nice, num cenário excepcional acima do Parc du Vinaigrier, perto do Observatoire de la Côte d’Azur, está a chave do sucesso da Coverpla , o especialista francês em embalagens premium personalizadas. Banhadas pelo sol do Mediterrâneo, as instalações históricas e as linhas de produção estão passando por uma reforma completa! “ Desde 2022, investimos fortemente na modernização das nossas instalações e das nossas instalações industriais ”, explica Bruno Diépois, CEO da empresa que comprou em 2010.

Um modelo de negócios original
A Coverpla é muito mais que uma distribuidora de embalagens primárias padrão. ” Operamos segundo um modelo original, que consiste em ter um amplo stock de componentes de elevada qualidade – garrafas e frascos de vidro, tampas e bombas – que escolhemos de acordo com as necessidades dos nossos clientes. Prosseguimos então com a decoração e todas as etapas de customização ”, continua o CEO.

É uma estratégia ousada, pois envolve um investimento de capital significativo, mas, no geral, proporciona um notável grau de agilidade , garantindo que encomendas que variam de algumas dezenas de unidades a dezenas de milhares ou mais possam ser processadas em prazos muito apertados e de alta produtividade . padrões de qualidade.

Embora a Coverpla crie muitos dos seus designs, a fabricação de garrafas e potes de vidro é terceirizada para fabricantes europeus  [ 1 ] . As tampas de perfume , por outro lado, são em sua maioria produzidas internamente, (95%) principalmente em Surlyn. Os modelos em zamak e madeira são adquiridos através de parceiros especializados, enquanto a oficina de injeção testa diferentes resinas de origem biológica.

Além de extensas atividades de armazenamento , as instalações de Nice abrigam três unidades industriais: injeção de tampas ; decoração (serigrafia, tampografia, hot stamping); e montagem (corte e encaixe das bombas e tampas metálicas das tampas).

A produção de 6 e 7 milhões de peças por ano (para uma capacidade de 8 milhões) hoje responde por 30% das vendas da empresa. Os investimentos atuais (1,2 milhões de euros nos próximos três anos) visam agilizar os fluxos nas diversas oficinas e modernizar os equipamentos.

A arte da personalização
A Coverpla possui um catálogo de 156 famílias de garrafas de vidro  [ 2 ] e potes e cerca de 130 designs de tampas, das quais cerca de uma centena são exclusivas. Esta vasta gama oferece aos clientes um duplo poder de personalização , baseado em possibilidades quase infinitas de mix & match e múltiplas opções de decoração. Esta flexibilidade permite que as marcas criem embalagens únicas que reflitam a sua identidade e visão, mesmo para pequenas quantidades.

Os designs de garrafas e tampas são criados internamente, com a participação de todas as equipes. Para a sua decoração, a Coverpla dispõe de seis linhas de serigrafia capazes de trabalhar em vidro, alumínio, Surlyn, zamak ou madeira. Linhas semiautomáticas são usadas para processar tiragens pequenas e médias, enquanto uma linha automática processa pedidos de mais de 10.000 unidades ou multipassagens.

Graças às suas capacidades de montagem, a Coverpla também pode personalizar os tubos de imersão das bombas crimpadas para se adequarem ao formato da garrafa. As bombas helicoidais são entregues pré-montadas com tubos padrão que são redimensionados conforme pedido.

Rumo à neutralidade carbónica
A Coverpla também conquistou os seus clientes ao colocar a sustentabilidade no centro da sua abordagem estratégica. A empresa reduziu o seu consumo de eletricidade investindo em máquinas novas e mais eficientes e pretende tornar as suas atividades neutras em carbono até 2025 . Isto será conseguido através da compra de eletricidade verde e de medidas compensatórias. A instalação de painéis fotovoltaicos, que poderão fornecer 15-20% da eletricidade utilizada no local, também está sendo considerada.

Do lado do produto, além de desenvolver garrafas de vidro leves, a experiência técnica da Coverpla em Surlyn permitiu à empresa incorporar uma percentagem de material PIR reciclado em todas as suas tampas, sem comprometer a qualidade. A empresa também explora a utilização de materiais sustentáveis, como Sulapac ou Natureplast.

No que diz respeito à decoração, os esmaltes estão a ser gradualmente substituídos por tintas orgânicas e tintas de cura UV, que são menos prejudiciais e consomem menos energia. De modo geral, a empresa avalia constantemente novas opções tecnológicas.

Uma presença internacional robusta
Estes investimentos estratégicos permitiram à Coverpla estabelecer-se como líder em embalagens para marcas independentes de perfumes em França , que continua a ser o seu mercado principal, representando 35% das vendas. No entanto, a empresa também expandiu significativamente a sua presença internacional, com subsidiárias nos EUA e em Itália e uma ampla rede de distribuidores.

Em 2016, a criação da Coverpla Inc. reforçou a posição da empresa no mercado norte-americano, após vários anos de intensa presença comercial. Menos impulsionado pela categoria de fragrâncias e mais focado na comercialização, os negócios da subsidiária com sede em Nova Jersey estão crescendo fortemente. A Coverpla Inc. possui estoque próprio e realiza operações de customização em regime de subcontratação. No entanto, existem planos para trazer o negócio internamente, possivelmente através de uma aquisição.

Com as vendas a crescer rapidamente e prevendo-se que atinjam mais de 26 milhões de euros em 2023 , a Coverpla olha para o futuro com confiança. “ Estamos avaliando a possibilidade de uma aquisição no setor de injeção ou decoração, na América do Norte ou na Europa ”, afirma Bruno Diépois.

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/how-is-coverpla-driving-the,22595

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