As louças de vidro marrom da Duralex não são mais fabricadas no Brasil, mas peças da marca continuam sendo produzidas no país em vidros transparentes e azuis. Saiba o aconteceu com a empresa no Brasil e quais produtos ainda são vendidos.
O que aconteceu com a Duralex
A Duralex é originalmente uma marca francesa. Ela foi fundada em 1945 pela empresa Saint-Gobain. A empresa passou por dificuldades financeiras nos últimos anos, mas escapou da falência e segue no mercado.
Marca fez sucesso anunciando ser ‘inquebrável’. Os vidros das louças são do tipo temperado, 2,5 vezes mais resistentes do que vidro comum, segundo a empresa. Eles também aguentam uma ampla variação de temperatura, de -20 ºC a 100 °C. Quando quebrados, se estilhaçam em pedaços pequenos, reduzindo o risco de acidentes.
Abertura de mercado e concorrência com a China quase acabaram com a marca. A crise veio para a Duralex no Brasil e na França. Lá, a empresa chegou a ser colocada em liquidação compulsória em 2008, mas foi salva por investidores. Anos depois, entrou em recuperação judicial e em 2021 foi adquirida pela rival International Cookware, dona da Pyrex, por 3,5 milhões de euros.
Duralex sobreviveu e ainda existe no Brasil. Os produtos da marca já eram vendidos no Brasil na década de 1950. Anúncios da época mostram os jogos sendo oferecidos nas antigas lojas Mappin. Por décadas, esteve presente nas cozinhas de diversos países ao redor do mundo e ficou famosa pela louça marrom (âmbar).
A Nadir Figueiredo comprou a marca em 2011. Hoje, a Duralex brasileira não tem mais relação com a marca francesa. Desde 2019, a Nadir Figueiredo pertence ao grupo norte-americano de private equity HIG Capital, que comprou a companhia por mais de R$ 836 milhões.
Conjuntos Duralex marrons saíram de linha no Brasil. Eles deixaram de ser fabricados em 2012. A Nadir Figueiredo afirma que não tem planos para produção dos vidros âmbar, mas que está “sempre atenta às tendências do mercado”. Na França, louças de vidro na cor âmbar continuam sendo encontradas.
Linhas transparentes e azuis seguem ativas. Xícaras, pratos e saladeiras de vidros destes tons ainda estão à venda no país sob a marca Duralex.
Louças fora de linha viram relíquias na web
Conjunto por até R$ 2.000. As louças de cor marrom são anunciadas como raridades na internet. O jogo completo com 20 peças é anunciado por R$ 2.000 no site OLX, cerca de R$ 100 a peça.
Pratos, travessas e xícaras podem sair entre R$ 40 e R$ 60 a unidade. O cálculo foi feito com base em anúncios de jogos menores ou produtos vendidos separadamente.
Se fossem fabricados e vendidos hoje, custariam de R$ 8 a R$ 10. Em 2010, os pratos Duralex âmbar fabricados no Brasil eram vendidos por entre R$ 3 e R$ 4 a unidade. A estimativa considera estes valores atualizados pela inflação do período.
Um jogo de 6 pratos novos custa entre R$ 50 a R$ 109 na loja oficial da Nadir. Eles são vendidos no modelo transparente e azul. Na França, onde ainda são vendidos produtos âmbar, um conjunto de xícaras de 6 unidades com píres sai por 20 euros (R$ 106), ou um conjunto de 6 pratos de sobremesa por 11,78 euros (R$ 63). A loja oficial da Duralex vende para Estados Unidos, Reino Unido e Espanha. Além dos vidros marrons, há tons de azul, cinza, verde e roxo.
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