A crise energética europeia está provando ser um momento crítico para os fabricantes de vidro. A Luxe Packaging Insight visitou as vidrarias de Bormioli Luigi em sua sede da Parma no início deste mês e conversou com a direção da empresa italiana sobre os desafios atuais e quais investimentos estão nos planos para sua divisão de perfumaria e cosméticos de prestígio.
“A demanda tem sido incrivelmente forte em nosso negócio de fragrâncias e cosméticos desde o início deste ano”, afirma Marco Azzali, diretor comercial da Prestige Perfumes da vidraria italiana Bormioli Luigi. “Embora nossas vendas caíram 30% durante a pandemia, o mercado deu a volta por cima e estamos vendo uma demanda particularmente vibrante dos mercados dos EUA e da China. No momento, não há desaceleração à vista: nossas programações estão cheias pelos próximos 12 meses.”
No entanto, como seus concorrentes, Bormioli Luigi está tendo que lidar com custos crescentes à luz da natureza intensiva energética da produção de vidro. O fabricante de vidros estima que sua conta de energia cresceu cinco vezes em seu local de Parma desde que o conflito Rússia-Ucrânia começou. A escassez de matérias-primas está colocando pressão adicional. Ao todo, a empresa estima que os custos subiram de 30% para 50%. “Em termos de preços, estamos saindo de um longo período de estabilidade quando não aumentamos nossos preços. Hoje, isso tem que mudar”, afirma Simone Baratta, diretor da Unidade de Negócios Prestige Perfumes. “Não podemos continuar sacrificando a rentabilidade; nossa indústria exige investimento e uma fábrica de vidro sem investimento regular não pode sobreviver. Para sair da crise atual, precisamos do apoio de nossos clientes, mas também do quadro político para estabilizar os preços na Europa”, diz Baratta. Em uma tentativa de enfrentar o aumento dos custos, o fornecedor pretende aumentar seus preços em cerca de 25% até o final de 2022.
Site espanhol transiciona parcialmente para beleza
Bormioli Luigi já havia destinado um investimento de 200 milhões de euros bem antes da pandemia e da crise energética. Seu plano 2019-2023 destinou fundos para duas novas linhas do EI para perfumes e cosméticos em suas vidrarias espanholas em Azuqueca, perto de Madri. “Estamos em processo de transformar uma parte do nosso site espanhol da produção de louças para perfumes e cosméticos”, explica Azzali. Uma máquina IS está operacional para itens de perfume e cosméticos desde o final de 2021 e mais duas mudarão até o terceiro trimestre de 2023. “Há vários anos, quando o skincare era forte, decidimos que o mix de produtos lá seria mais focado em cosméticos, mas hoje o mercado mudou e a fragrância agora é o motor do crescimento”, diz Azzali. Enquanto a Parma continua sendo a “joia da coroa” do fornecedor para a produção premium de perfumaria e cosméticos, a Azuqueca tem um posicionamento mais intermediário com foco em frascos para skincare e maquiagem, frascos para fragrâncias de massa e frascos de fragrâncias personaizadas.
Metas ambiciosas para a capacidade de decoração interna
Aumentando a capacidade e o número de processos na AfterGlass, sua divisão de decoração em Parma é outra área de investimento. Até 2025, a empresa planeja decorar 50% de seus produtos em casa, contra apenas 10-15% hoje (isso inclui seus sites de decoração em Parma, Azuqueca e Colummiers na França.) “Mais decoração interna nos permitirá ser mais ágeis e responder melhor à demanda do mercado, já que muitos subcontratados estão atualmente em supercapacidade. E como todos sabemos, agilidade é o nome do jogo na indústria hoje”, diz Baratta.
A AfterGlass, fundada em 2013 e com vendas de cerca de € 13 milhões em 2021, tem quatro linhas de pintura das quais duas são dedicadas à sua técnica patenteada Inside. Uma linha de pintura adicional está programada para ser lançada em janeiro de 2023. A AfterGlass também oferece screenprinting, metallização – segunda linha lançada em março de 2022 – além de Inside Mirror (metalização interior), técnica de revestimento de brilho Prisma e acessórios e aplicação de etiquetas. Até o final de 2022, uma linha de tampografia será adicionada ao mix.
As vidrarias na Espanha também são prioridade para a decoração, diz Baratta: “Uma vez que a fábrica tem capacidade, desenvolveremos a atividade de decoração. Já decoramos nossas louças lá, então faremos o mesmo para perfumaria e cosméticos. Prevemos isso para 2024”.
Que iniciativas de sustentabilidade?
A vidraria delineou suas principais prioridades em termos de iniciativas de sustentabilidade. Do ponto de vista da produção, os frascos Parma opera dois fornos elétricos (de topo frio) desde a década de 1990, e cerca de 60% da produção atual da vidraria vem de fornos movidos a eletricidade (o local espanhol é movido a gás).
Do ponto de vista do produto, Bormioli Luigi continua a expandir a Ecoline, sua coleção de vidros leves. Em termos de sua oferta de PCR, e apesar das dificuldades atuais de fornecimento para vidro extra pcr, oferece até 15% de conteúdo PCR para frascos premium. Para seus produtos de masstige produzidos na Espanha, o conteúdo pcr pode chegar a até 40%. O programa Seu PCR da Bormioli dá às marcas a oportunidade de aumentar seu conteúdo de PCR em projetos sob medida em até 10%. O Back to Glass, por sua vez, é uma iniciativa para incentivar as marcas a substituir componentes plásticos, principalmente tampas e rolhas, por alternativas de vidro. E em termos de decoração, o fornecedor agora usa apenas pintura à base de água e atualmente está trabalhando com novas pinturas feitas com até 30% de materiais de biomassa.
Criar frascos com terminações intercambiáveis é outra área de pesquisa. Enquanto a formação da terminação e corpo tradicionalmente exigem a criação de dois moldes separados, Bormioli desenvolveu um sistema que permite que o componente da terminação não seja integrado ao molde, permitindo uma redução significativa de custos.
Cerca de 50% do volume de negócios da empresa familiar vem do mercado francês e do restante principalmente na Itália e nos EUA. A perfumaria e cosméticos representa cerca de metade das vendas totais do grupo de € 500 milhões: o volume de negócios da divisão chegou a € 213 milhões em 2021 e deve chegar a € 250 milhões em 2022. Para o futuro, Baratta está otimista: “as embalagens de vidro serão cada vez mais protagonistas no mercado da beleza nos próximos anos”.
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