Um dos principais decoradores da Europa em embalagens de vidro para marcas de luxo, a Dekorglass embarcou em um novo estágio de desenvolvimento com a aquisição de uma fábrica de vidro na Polônia. Em uma entrevista exclusiva à Luxe Packaging Insight, Gabriel Chojak, fundador, proprietário e CEO da empresa familiar, revela os últimos desenvolvimentos relacionados a essa nova atividade e outras inovações no pipeline.

 

A Dekorglass já é líder em decoração de vidro, por que embarcar na produção de vidro?
Dada a rejeição gradual de hoje das embalagens plásticas e o fato de cada vez mais ser substituída pelo vidro, estamos enfrentando uma escassez na União Europeia. Embora nossa fábrica produza garrafas premium usando vidro super-sílex, essa não será nossa única fonte de vidro. Alguns clientes continuam a nos enviar suas garrafas para decorar, enquanto outros compram garrafas de outros fabricantes.
Adquirimos o site em Tur (200 km a oeste do site de Dekorglass em Dzialdowo) em junho de 2019 e investimos fortemente em nossa própria produção de vidro. (Nota do editor: No momento da aquisição, a vidraria operava uma linha de máquinas IS de 10 seções (Heye). Desde então, a Dekorglass investe em duas linhas Bottero e contratou 50 novos funcionários para integrar o pessoal existente da 139. Decoração de garrafas da Dekorglass é feito nos sites Dzialdowo e Komorniki.)

 

Você também está lançando uma nova atividade?
Sim, estamos embarcando na produção de tampas plásticas para frascos de creme, que deve começar em maio. Esta tampa é composta de três partes: a parte externa, que será banhada a ouro usando metalização a vácuo (em vez de metalização líquida) e pode ser decorada via impressão 3D, a parte interna feita de plástico e um revestimento de espuma que garante que a tampa se encaixa firmemente no frasco. A escolha dos materiais foi importante, pois alguns cremes e óleos contêm componentes que podem reagir agressivamente aos plásticos.

Há também novas inovações de decoração em obras?
A inovação sempre foi de primordial importância na Dekorglass. Na impressão digital, que começamos a oferecer há 12 anos, participei do projeto de máquinas que oferecem tecnologia de múltiplas passagens, que foram construídas na época por uma pequena empresa polonesa. Também construímos uma máquina automática na Polônia para gravar decorações a laser em garrafas usando 10 lasers diferentes.
Atualmente, estamos desenvolvendo uma máquina de carrossel de alta velocidade e precisão, usando uma nova tecnologia que endurece a impressão na posição vertical, possibilitando a impressão de uma imagem de até 21 cm de altura em uma garrafa em uma única passagem. Já fizemos isso em uma garrafa Johnnie Walker, dourada a 630 ° e decorada com impressão digital com cura UV. Estamos registrando patentes para essa tecnologia em abril, quando a máquina é colocada em operação.

Esse tipo de desenvolvimento requer investimentos significativos. Você está procurando parceiros financeiros?
Não no momento. Somos uma empresa familiar e queremos continuar sendo uma. Trabalho com minha esposa, meu filho e meu genro, o que facilita muito o gerenciamento e a tomada de decisões.
Tivemos um projeto com um fabricante de vidro esloveno (Steklarna Hrastnik), mas isso fracassou, pois a empresa não conseguiu o apoio que esperava das autoridades polonesas e, portanto, se retirou. Continuamos a trabalhar com eles; compramos o copo e decoramos as garrafas.

Qual é a sua presença fora do seu país de origem?
Temos uma base de clientes estável em todo o mundo, em mais de 80 países. Nos EUA, estamos presentes em uma empresa italiana e alemã, para quem fabricamos garrafas para o setor de cosméticos e também no México e na República Dominicana, entre vários outros mercados.

Em breve, a Dekorglass comemora 25 anos. Quais são as raízes da sua experiência em decoração de vidro?
O sucesso da Dekorglass vem do nosso domínio da impressão digital, entre outras coisas. Podemos aplicar várias tecnologias diferentes à mesma garrafa: impressão em alta temperatura usando cores cerâmicas a 600 ou 630 ° C e baixa temperatura, com cores orgânicas fixadas com raios UV. Acredito que fomos os primeiros a usar essa tecnologia, além da metalização transparente.
Atualmente, decoramos 180 milhões de garrafas por ano. Atualmente, os frascos de perfume representam 60% de nossa produção e as bebidas 40%, mas em termos de receita, a proporção é revertida.
Eu diria que nossa vantagem competitiva é que, na França, por exemplo, uma empresa usa uma ou duas tecnologias para decorar uma garrafa e, em seguida, precisa enviá-la para outro fornecedor para concluir a decoração com um terceiro método. Temos todas as tecnologias no local e agora também temos o vidro e as tampas.

 

Qual é um dos seus projetos de decoração mais recentes e notáveis?
Decoramos as garrafas Lunatic & Lover Botanical Rum da marca da Nova Zelândia com uma combinação particular de técnicas: elas são cobertas com duas camadas de cor, das quais removemos parte da camada externa via laser, a fim de fazer um design. Nesse caso, o grande desafio era seguir o formato da garrafa, pois o design do laser precisava ajustar diâmetros diferentes para criar um todo harmonioso e unido.
Sempre apostei na inovação e acho que meu maior sucesso é incutir esse estado de espírito na minha equipe.

 

Fonte:. https://www.luxepackaginginsight.com/article/exclusive-interview-dekorglass-ceo-on-innovation-expansion-and-new-patents.56036

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *