O fabricante global de soluções de embalagens primárias de vidro e plástico, bem como de sistemas de entrega para medicamentos e cosméticos, integrou a sustentabilidade “de forma holística e sistemática” em todos os seus processos de negócios. O grupo aplica princípios de design ecológico em todos os seus projetos e caminha para a fusão de vidro com baixo teor de carbono. A Premium Beauty News se reuniu com Nicola Balena, vice-presidente global de cosméticos, e Patrick Kraft, gerente de desenvolvimento de novos negócios e sustentabilidade da Molded Glass.
Premium Beauty News – Como introdução, você pode nos dar uma visão geral da divisão de embalagens de beleza da Gerresheimer?
Nicola Balena – A Gerresheimer produz embalagens plásticas e de vidro, além de sistemas de entrega de medicamentos. Somos um dos principais parceiros globais em soluções de embalagens para os mercados farmacêutico, de biotecnologia, de saúde e de cosméticos. Produzimos em 36 fábricas em 16 países e empregamos mais de 11.000 pessoas em todo o mundo.
As soluções para o mercado de cosméticos contribuem com cerca de 12% para a receita global da Gerresheimer de 1,82 mil milhões de euros em 2022. No total, isto representa um volume de produção de mais de mil milhões de peças anualmente . Temos três fábricas principais dedicadas aos mercados de cosméticos e cuidados pessoais: vidro moldado em Momignies (Bélgica) e Tettau (Alemanha) e embalagens plásticas em Saragoça (Espanha). As três fábricas, todas com instalações de decoração, empregam mais de 1.500 pessoas.
Fazer parte de um grupo tão grande permitiu-nos aproveitar intensamente as sinergias entre todas as diferentes unidades de negócio. Estamos lucrando com nossa presença global e nossa experiência em múltiplas tecnologias para atender às necessidades de nossos clientes com uma ampla gama de soluções. É o caso, por exemplo, do vidro tubular ou dos conta-gotas.
Premium Beauty News – A sustentabilidade é agora um requisito básico para a indústria de embalagens. Como a Gerresheimer aborda essa questão?
Patrick Kraft – A sustentabilidade precisa ser integrada de forma holística e sistemática em todos os nossos processos de negócios. Por isso, estabelecemos um conselho de sustentabilidade a nível do grupo com o objetivo de definir uma estratégia abrangente visando todos os aspectos que podemos influenciar diretamente.
Nossa estratégia de sustentabilidade é composta por três pilares: Gx Pure , que tem foco no meio ambiente, principalmente na descarbonização e nas energias renováveis; Gx Circular , que se centra nos recursos e materiais, em particular na integração dos princípios do ecodesign; e Gx Care com foco em nosso pessoal.
É claro que isto vem acompanhado de metas quantitativas, mensuráveis e transparentes para cada categoria. O nosso primeiro foco é a descarbonização, para a qual nos comprometemos com uma redução de 50% das emissões de CO2 até 2030 em comparação com 2019. A segunda meta principal é o design ecológico. Desde 2023, todos os nossos desenvolvimentos de novos produtos incorporam princípios de design ecológico .
Premium Beauty News – No que diz respeito ao vidro, quais iniciativas específicas vocês implementaram para atingir essas metas?
Nicola Balena – Na prática, estas metas gerais são transmitidas a toda a empresa e para além dela, desde a cadeia de abastecimento até ao desenvolvimento de produtos, produção de vidro e logística.
Usar vidro PCR foi uma das nossas primeiras iniciativas. Durante o processo de fabricação do vidro, a utilização de 1 tonelada de PCR economiza a extração de 1,2 toneladas de matéria-prima virgem e o consumo de energia no forno é aproximadamente 2,5% menor para cada 10% a mais de casco adicionado. Temos uma longa experiência na inclusão de altas taxas de vidro PCR de até 40% em nossa produção, tanto em Momignies quanto em Tettau , e isso nos permitiu ampliar os limites do conteúdo reciclado em embalagens de vidro para cosméticos.
Patrick Kraft – Na verdade, o vidro PCR é tão útil que altas taxas de coleta deveriam ser prioridade nas políticas públicas. Embora alguns países europeus tenham atingido taxas de recolha de vidro de quase 100%, este está longe de ser o caso em muitos outros países, e é ainda pior fora da Europa.
Nicola Balena – Nosso segundo foco é o vidro leve. Estamos usando ferramentas avançadas de simulação computacional para otimizar o peso e o design do produto. Temos vários padrões leves em nosso portfólio, por exemplo, um frasco de 60g e 50ml feito de vidro PCR 40% ou um frasco de soro de 30ml que combina com nosso conta-gotas .
Além disso, estamos promovendo o vidro tubular em cosméticos, que é uma forma inteligente de criar produtos leves. Por exemplo, estamos desenvolvendo sistemas de recarga ultraleves feitos de vidro tubular.
Leve e PCR estão incluídos em nossas diretrizes de ecodesign 360°, segundo as quais cada projeto é selecionado e avaliado.
Patrick Kraft – Também temos que considerar o próprio processo de produção de vidro, no qual a fusão é de longe a etapa que mais consome energia e CO2. Até à data, existem basicamente duas opções principais para resolver esta questão: a primeira é a electrificação, que é a tecnologia de baixo carbono mais madura, a segunda é a utilização de combustíveis renováveis, incluindo o hidrogénio verde.
Estabelecemos um roteiro para transferir sistematicamente todo o nosso portfólio de fornos para soluções de fusão de vidro com baixo teor de carbono . No verão de 2022, iniciámos um novo aparelho de fusão híbrido em Tettau que permite a utilização de até 50% de eletricidade renovável. Ele completa nosso forno totalmente elétrico em Momignies, Bélgica. Estamos também a construir uma central eléctrica com 12.000 m2 de painéis solares em Momignies para permitir a utilização de energia renovável produzida localmente no local.
Premium Beauty News – Como a Gerresheimer colabora com os clientes para desenvolver soluções de embalagens sustentáveis?
Nicola Balena – A colaboração entre fornecedores de soluções de embalagem e seus clientes é um fator chave para o sucesso quando se trata de sustentabilidade. São necessários um diálogo contínuo e um intercâmbio constante para evitar impactos potencialmente negativos de boas intenções, como uma diminuição na eficiência da produção que geraria mais resíduos, por exemplo.
Patrick Kraft – É importante considerar também que a produção de vidro é uma indústria pesada onde a sustentabilidade necessita de planejamento estratégico! E isso não pode ser feito apenas por uma empresa. A colaboração entre empresas e clientes é crucial. É por isso que estamos interessados e dispostos a desenvolver roteiros conjuntos de descarbonização juntamente com os nossos clientes.
Nicola Balena – O mundo está a mudar, com as gerações jovens a adoptarem novas formas de pensar! Com as consequências das alterações climáticas cada vez mais percetíveis no nosso quotidiano, a sustentabilidade tornou-se hoje uma das principais preocupações dos consumidores. Querem contribuir de forma positiva, mas muitos deles também pensam que os fabricantes e os governos devem liderar o caminho. Levamos a nossa responsabilidade a sério e integramos considerações ambientais em todas as nossas decisões comerciais, com o objetivo de apoiar os nossos clientes nos seus esforços para fornecer produtos mais sustentáveis aos consumidores .
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/gerresheimer-sustainability-is,22588
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