A Heinz-Glas lançou uma ferramenta de pegada de carbono (PCF) para medir as emissões de CO2 de produtos de embalagem.
O PCF é inédito no mundo e significa que um fabricante de embalagens agora pode prever com precisão as emissões de gases de efeito estufa geradas por seus produtos.
Simultaneamente, a ferramenta de cálculo pode ser verificada pela primeira vez de acordo com os padrões ISO e foi verificada por especialistas da TÜV SÜD Industrie Service .
Enquanto outros fabricantes podem fornecer apenas estimativas aproximadas de quantos gases de efeito estufa são gerados pelas embalagens, a Heinz-Glas pode fornecer as informações exatas: calculadas em gramas e em apenas cinco minutos.
A fabricante de vidros, com sede em Kleintettau, na Alemanha, disse que foi a primeira empresa do mundo a desenvolver uma ferramenta de PCF.
Uma etapa que envolveu muito trabalho. A verificação independente da TÜV SÜD forneceu a melhor base para estabelecer a confiança.
Thomas Eidloth, responsável pela sustentabilidade na Heinz-Glas, disse que foram necessários três anos de trabalho árduo para desenvolver a ferramenta.
Sua colega Elisa Trebes, que está supervisionando a implementação do projeto, acrescentou: “Uma quantidade infinita de dados teve que ser coletada.
“Não apenas em quanta energia é usada diretamente na produção ou transporte, mas em todas as emissões de toda a empresa.
“Por exemplo, se os funcionários viajam para o trabalho de ônibus ou carro. Ou quanta eletricidade é usada nos escritórios. E todos esses dados são atualizados todos os anos.”
“Além de ter que coletar dados de acordo com regras estritas, uma metodologia assistida por TI teve que ser desenvolvida para agrupar com precisão o grande número de indicadores antes de finalmente dividi-los em um grama de produto.”
Ter que verificar esse tipo de ferramenta de cálculo era um território desconhecido, mesmo para os especialistas da autoridade de verificação TÜV SÜD Industrie Service .
O processo de desenvolvimento foi realizado em conjunto em um intercâmbio intensivo e, em seguida, concluído em setembro de 2022 com verificação bem-sucedida, conforme confirmado pela conformidade com os requisitos DIN EN ISO 14067:2019.
“A ferramenta PCF demonstra mais uma vez como a Heinz-Glas é importante para a sustentabilidade”, disse Eidloth.
“Ele permite que você forneça aos clientes uma ferramenta de tomada de decisão simples, mas importante, que resulta em recursos e no ambiente sendo administrados de maneira mais consciente.
“Por exemplo, se eu mostrar a um cliente 20 versões possíveis de um produto no simulador e calcular o quão sustentável cada produto individual é com a ferramenta verificada pela TÜV SÜD, em caso de dúvida, ele irá para o produto que pesa menos ou tem um maior quantidade de vidro reciclado.
“A ferramenta PCF orientará os clientes a optar por uma maior proteção ambiental.”
Fonte: https://www.glass-international.com/news/heinz-glas-launches-co2-measurement-tool
Deixe um comentário