Hrastnik1860 e Sorg conduzirão um teste em escala industrial para aquecer um forno de fusão de vidro com hidrogênio.

O hidrogénio pode reduzir substancialmente as emissões de CO 2 provenientes da combustão de um forno de fusão de vidro, evitando-as completamente com a utilização de hidrogénio verde.

As duas empresas trabalharam em escala laboratorial e piloto para testar o uso de hidrogênio na produção de vidro.

A Sorg já testou vários tipos de queimadores, e os recém-desenvolvidos queimadores de gás-oxigênio e queimadores subterrâneos (SDB) estão sendo preparados em escala industrial.

O queimador subterrâneo Sorg SDB foi operado com 100% H 2 no projeto GWI Hy-Glass, enquanto outro teste com uma mistura de gás natural/H 2 e GLP/H 2 começa no início de 2024.

Neste conjunto de estilo industrial com Hrastnik1860, a medição de segurança, o sistema de controle e o software de cálculo foram projetados especificamente para hidrogênio e foram entregues.

Instalados num forno para que tanto o hidrogénio como o funcionamento puro com hidrogénio ou gás possam ser fornecidos em condições normais de funcionamento, os equipamentos existentes de fornecimento de gás e oxigénio foram utilizados no processo escolhido pela Sorg.

Os sistemas de alimentação e controle de H 2 atendem a todas as normas e regulamentos aplicáveis, além de obterem aprovação oficial de segurança.

Durante dezembro de 2023 , o forno de vidro movido a oxicorte de Hrastnik1860 foi trocado de gás para hidrogênio.

Pares de queimadores individuais foram gradualmente trocados para hidrogênio e o teor de hidrogênio no gás foi gradualmente aumentado.

O conteúdo de gás foi reduzido a um equivalente energético e o oxigênio foi adaptado à menor demanda de oxigênio.

Apenas a proporção Vol-% – H 2 foi definida no sistema de controle, com todos os parâmetros de aquecimento calculados e controlados automaticamente.

Os queimadores funcionaram com 100% de hidrogênio por vários dias.

Um segundo teste mudou os queimadores do forno de fusão diretamente de 100% gás natural para 100% hidrogênio.

Este teste mostra a possibilidade de mudar para o hidrogênio com a tecnologia e controle de sistema apropriados.

Os resultados sugerem que é relativamente fácil mudar e reverter um forno para hidrogênio, adaptando o sistema de aquecimento às diferentes propriedades físicas do gás e do hidrogênio.

As mudanças operacionais também ficaram dentro do esperado e controláveis. 

Fonte: https://www.glass-international.com/news/hrastnik1860-conducts-hydrogen-furnace-trials-with-sorg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *