Hrastnik1860 implementará um piloto de hidrogênio na indústria do vidro como parte do projeto NAHV.

A fabricante de vidro eslovena implementará um piloto de hidrogénio para a indústria do vidro.

Isto envolverá a integração de um eletrolisador de água PEM em grande escala e armazenamento de hidrogênio com um forno de vidro oxicorte.

O seu objetivo é aumentar a eficiência energética da utilização do hidrogénio, utilizando eficazmente tanto o hidrogénio como o oxigénio provenientes da eletrólise.

Isto permitirá a descarbonização do processo de fusão do vidro.

Através desta iniciativa, Hrastnik1860 pretende estabelecer um fornecimento sustentável e confiável de energia renovável a longo prazo, causando um impacto positivo na pegada ambiental da indústria.

O projeto North Adriatic Hydrogen Valley (NAHV) é composto por um consórcio de 37 parceiros, incluindo o parceiro principal Holding Slovenske Elektrarne (HSE) e Hrastnik1860.

Os parceiros são da Eslovénia, Croácia e da Região Autónoma de Friuli Venezia Giulia, em Itália.

A HSE, em nome do consórcio, assinou com a Empresa Comum Parceria para Hidrogénio Limpo, um contrato de cofinanciamento do projeto NAHV, envolvendo 25 milhões de euros em subvenções.

Este ato serviu de luz verde oficial para a implementação do projeto no âmbito do programa Horizonte Europa, que visa estabelecer um vale de hidrogénio dedicado.

O projeto será implementado em 1º de setembro de 2023.

Terá a duração de 72 meses e contará com 17 projetos-piloto nos três territórios parceiros.

O conceito do projeto NAHV abrange toda a cadeia de utilização do hidrogénio renovável, desde a sua produção, armazenamento e distribuição até à sua utilização final em diversos setores.

As partes interessadas industriais dos três países desenvolverão projetos-piloto para produzir mais de 5.000 toneladas de hidrogénio renovável por ano a partir de fontes de energia renováveis ​​e do seu armazenamento, distribuição e utilização.

Um dos objetivos mais importantes do projeto é criar um mercado de hidrogénio renovável, tanto em termos de procura como de oferta, o que o tornaria um produto energético competitivo do futuro.

O projeto é apoiado pela Clean Hydrogen Partnership e pelos seus membros.
 

Fonte: https://www.glass-international.com/news/hrastnik-in-hydrogen-pilot-project

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *