Hrastnik1860 conduziu com sucesso a produção industrial de garrafas de vidro premium usando hidrogênio como principal fonte de energia.
Com mais de 60% de teor de hidrogênio utilizado para a fusão do vidro, o Hrastnik1860 reduziu a pegada de carbono direta do processo de fusão em mais de 30% em comparação com os procedimentos padrão.
A conquista aborda preocupações anteriores de que a produção de vidro de qualidade poderia não ser viável e economicamente viável com altas proporções de hidrogênio como fonte de energia.
Hrastnik1860 dissipou agora estas preocupações através do seu próprio desenvolvimento, confirmando que a substituição do gás natural, a fonte de energia tradicional no processo de produção, é possível e inteiramente dentro dos requisitos de qualidade existentes.
Tilen Sever, Diretor de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação, disse: “Inclinar o teor de hidrogênio na mistura com gás natural além de 50% afeta significativamente as características de combustão da mistura. No entanto, usamos hidrogênio com sucesso em queimadores individuais de até 100%, com aproveitamento médio de 62% para fusão.”
“A eficiência de combustão ao utilizar hidrogênio foi semelhante à do gás natural. Crucialmente, o hidrogênio não teve impacto significativo na clarificação e descoloração do vidro, permitindo-nos manter a qualidade do produto dentro dos limites tecnológicos existentes.”
Steklarna Hrastnik observa há muito tempo um interesse crescente dos consumidores finais em produtos sustentáveis, especialmente aqueles que complementam a qualidade e a aparência estética das garrafas de vidro.
Matevž Fazarinc, Diretor Executivo da Steklarna Hrastnik, disse: “A redução da pegada de carbono tem sido um dos nossos objetivos estratégicos centrais há muito tempo.“
“Antes da utilização do hidrogênio, outras medidas foram tomadas, como a redução da proporção do consumo de gás natural em favor da eletricidade produzida a partir de fontes renováveis (fotovoltaica), incluindo uma parcela significativa proveniente da nossa própria produção.”
“Agora, estamos adicionando hidrogênio para demonstrar que podemos realmente introduzir alternativas nos processos de produção para reduzir o uso de combustíveis fósseis.”
A empresa planeia dar seguimento ao sucesso da produção comercial de embalagens de vidro utilizando hidrogênio em 2024 com novas séries de produção para parceiros estratégicos.
As estimativas iniciais sugerem que a percentagem de embalagens de vidro com baixo teor de carbono produzidas com hidrogênio e outras tecnologias sustentáveis poderá atingir até 15% da produção total da Hrastnik1860 nos próximos anos.
Fonte: https://www.glass-international.com/news/hrastnik1860-uses-hydrogen-for-industrial-glass-production
Deixe um comentário