A Autoridade da Concorrência Italiana (AGCM) abriu uma investigação sobre práticas anticoncorrenciais por parte dos fabricantes nacionais de garrafas de vidro.
Segundo a Autoridade, Berlin Packaging Italy, Bormioli Luigi, OI Italy, Verallia Italia, Vetreria Cooperativa Piegarese, Vetreria Etrusca, Vetri Speciali, Vetropack Italia e Zignago Vetro concordaram em definir os aumentos de preços das garrafas de vinho de vidro.
Na sequência de algumas denúncias, uma das quais recebida através da sua plataforma de denúncia, a Autoridade da Concorrência italiana iniciou uma investigação contra os fabricantes de vidro acima referidos por alegadamente terem celebrado um acordo anticoncorrencial para a venda de garrafas de vidro.
Segundo a Autoridade, pelo menos desde 2022, as empresas concordaram em solicitar aos seus clientes aumentos de preços semelhantes para as garrafas de vidro durante o mesmo período.
Esta circunstância poderá ser o resultado de um acordo ou de uma prática acordada para evitar a concorrência entre os principais operadores do setor.
Com a ajuda da Unidade Especial Antitruste da Polícia Financeira Italiana (Guardia di Finanza), os funcionários da Autoridade realizaram inspeções nas sedes das empresas e outras entidades consideradas detentoras de elementos que poderiam ser úteis à investigação, incluindo a Assovetro, associação nacional das indústrias do vidro.
A Verallia disse que forneceu todas as informações solicitadas e que estava cooperando plenamente com a Autoridade no decorrer da sua investigação.
Em comunicado publicado em seu site , a Verallia disse: “A conformidade com a regulamentação e a ética empresarial é a base dos valores da Verallia.
“O grupo nega qualquer comportamento inadequado e está confiante de que esclarecerá a legitimidade da sua posição em relação a esta investigação, cuja abertura não implica qualquer constatação de irregularidade”.
A Zignago Vetro afirmou que sempre operou em total conformidade com as regras e regulamentos que regem o direito da concorrência.
“Estamos, portanto, confiantes de que a investigação lançada, no âmbito da qual colaboramos ativamente com a AGCM, provará a total correção da conduta de Zignago Vetro, que foi moldada pelos aumentos muito significativos e generalizados nos custos de todos os factores de produção – particularmente de energia e matérias-primas.”
A fabricante de vidros para perfumaria e louças Bormioli Luigi disse que não atua no setor de garrafas de vinho.
“A empresa confirma, portanto, que não tem qualquer relação com qualquer irregularidade e dá a conhecer a sua total disponibilidade para cooperar com a AGCM durante a investigação, a fim de fornecer todas as informações e documentação necessárias destinadas a esclarecer a sua posição, confirmando que sempre atuou em conformidade com a regulamentação vigente, promovendo a concorrência leal no mercado.”
Acrescentou que se reserva o direito, em qualquer caso, de tomar quaisquer medidas legais apropriadas para proteger a sua imagem perante os tribunais.
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