A Pochet, um grupo industrial especializado em garrafas de luxo, implantou a solução de planejamento financeiro Workday Adaptive Planning para unificar seus dados e harmonizar seus processos orçamentários.
O grupo Pochet produz frascos e embalagens para produtos de perfumaria e beleza, para marcas de luxo como Lancôme, Dior, Guerlain, Chanel e Estée Lauder. Com quatorze sites em três continentes, o grupo encontrou desafios na consolidação de dados financeiros, com processos manuais demorados. Para harmonizar seus processos de consolidação e planejamento financeiro, a Pochet decidiu implementar a solução no modo SaaS Workday Adaptive Planning. Isso agora facilita o acesso a dados importantes e permitiu ao grupo acelerar seus ciclos orçamentários.
O programa de transformação dos processos financeiros teve início em 2018, visando principalmente substituir os muitos processos manuais baseados em Excel, que tornavam mais lenta a disponibilidade de dados e geravam problemas de confiabilidade. O grupo escolheu a solução da Workday para unificar todos os seus sistemas financeiros, incluindo quatro ferramentas de ERP. Todos os dados financeiros e de vendas foram integrados à solução, o que possibilitou a harmonização de dados e modelos em todas as divisões e subsidiárias.
Economia de tempo usada para análise
Graças a este projeto, a Pochet reduziu significativamente o tempo de produção das demonstrações financeiras, obtendo uma visão unificada, atualizada e confiável de seus dados, tanto no nível consolidado quanto no nível das subsidiárias, fluxo de atividades, sites, continentes ou mesmo por cliente. O primeiro ciclo de orçamentação comercial decorreu apenas seis meses após a implementação da solução, em setembro de 2018, com a participação de toda a equipa comercial. Desde então, a equipe de Finanças reduziu pela metade o tempo necessário. Essa flexibilidade provou ser particularmente útil durante a crise da saúde. “Isso nos permitiu ter mais informações e mais rapidez”, explica François Lardennois, diretor financeiro do grupo. Graças à economia de tempo obtida, a equipe de Finanças também pode se concentrar na análise de dados estratégicos para apoiar a tomada de decisões. “Isto torna a área financeira um parceiro estratégico de confiança”, acrescenta François Lardennois.
O projeto melhorou também a qualidade dos dados, ao mesmo tempo que promoveu a partilha de competências e conhecimentos no seio do grupo, nomeadamente através da criação de modelos acessíveis a todos os ramos de atividade.
Deixe um comentário