Premium Beauty News – Como o aumento das preocupações ambientais e sociais transformou seu negócio?
Thomas Riou – Essas questões não são novas para nós, com nossos clientes, estamos focando nelas há muito tempo. O que alcançamos em parceria com a Guerlain exemplifica perfeitamente essa abordagem. Nossa estratégia de responsabilidade social corporativa baseia-se em três pilares : a segurança e o bem-estar de nossos funcionários ( People First ), o impacto positivo de nossa presença nos territórios, com a criação de cadeias de suprimentos curtas ( Lei para a Sociedade ) e o desenvolvimento de soluções inovadoras para reduzir o impacto de nossos produtos e processos ( Eco Solutions ).
Conquistamos a medalha EcoVadis Gold CSR, ou seja, estamos entre as 1% das empresas do mundo, com uma classificação que aumentou significativamente (77%).
A grande mudança é que os consumidores não toleram mais a lavagem verde. É uma questão que não pode mais ser tomada de ânimo leve. Essa é uma das razões pelas quais desenvolvemos para nossos produtos um software de análise de ciclo de vida (LCA) certificado pela Evea Conseil. Queremos dar um passo adiante e desenvolver uma ferramenta para medir o impacto das decorações na reciclabilidade do vidro e, assim, ajudar a mudar as práticas em nossa indústria. Além disso, nosso próximo relatório de RSE (e os dados usados para alcançá-lo) serão certificados por um auditor externo.
Premium Beauty News – As marcas premium parecem cada vez mais atraídas pelo vidro reciclado. Como está evoluindo esse mercado, do qual você era precursor?
Thomas Riou – Verescence foi o primeiro fabricante premium a desenvolver vidro reciclado com o lançamento do Infinite® Glass em 2008 e, em seguida, com sua versão Neo em 2015. No total, mais de 30 milhões de garrafas foram produzidas em todo o mundo!
Uma das características marcantes do vidro é sua infinita reciclabilidade, sem alteração de suas propriedades. Todos os fabricantes de vidro premium reutilizam cerca de 30% do vidro proveniente de seu processo de produção; o que há de novo na versão Neo é que a integramos no loop de PCR de vidro (pós-reciclagem do consumidor ou PCR). Para o Infinite® Glass Neo, usamos 25% de PCR, 65% de casco reciclado e apenas 10% de matérias-primas naturais.
Fomos pioneiros e continuamos líderes nesta área. No entanto, não acreditamos em soluções únicas. Também oferecemos soluções com vidro iluminado, com frascos ou garrafas cujo peso pode ser reduzido pela metade. E, é claro, podemos combinar o vidro iluminado e reciclado com o Infinite® Glass Neo, como no frasco de tratamento de pele Abeille Royale da Guerlain.
Existem muitas outras áreas de progresso. Estamos trabalhando em particular nos processos de decoração em que foram feitos grandes progressos. E não hesitamos em renunciar a algumas inovações, como a metalização do vidro, se considerarmos que elas são a fonte de muitos problemas ambientais.
Qualquer que seja o objetivo, o progresso anda de mãos dadas com a medição. É por isso que estamos nos esforçando para desenvolver ferramentas para medir o impacto ambiental das diferentes tecnologias.
Premium Beauty News – Soluções de recarga e reutilização parecem se tornar cada vez mais comuns no setor de beleza?
Thomas Riou – É uma das soluções que as marcas estão explorando e essa tendência pode rapidamente ganhar impulso. O vidro, a rigor, não é mais o principal foco de preocupação. Bombas fáceis de desmontar enquanto são estéticas são necessárias na perfumaria. De nossa parte, desenvolvemos e patenteamos uma solução de frascos de vidro recarregáveis e também patenteamos tratamentos que permitem fabricar vidro inquebrável. Também podemos projetar decorações laváveis à máquina. Essas soluções fazem parte do pilar “Reutilização” do nosso programa de design ecológico 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).
Premium Beauty News – Quais são suas principais alavancas de ação para lidar com as preocupações relacionadas às mudanças climáticas?
Thomas Riou – Nos últimos cinquenta anos, as emissões de CO2 dos fabricantes de vidro foram reduzidas em 80% por tonelada de vidro produzido. Quanto ao Verescence, envolve melhorar nosso desempenho industrial e logístico. Estamos constantemente trabalhando para reduzir as emissões de nossos sites. Todos os nossos fornos são novos e, em média, ganharam 15% de eficiência energética em comparação com as gerações anteriores. Estamos trabalhando para recuperar o calor produzido, melhorar o isolamento de nossas instalações e usar veículos elétricos sempre que possível.
Sejamos claros, para produzir energia de vidro é necessário. Mas estamos trabalhando duro para reduzir nossas emissões. Nosso objetivo é que todos os nossos locais de decoração se tornem neutros em carbono. Para a produção de vidro, obviamente, levará mais tempo porque um forno tem uma vida útil de 10 a 15 anos.
Para nós, o vidro é o melhor material do mundo. De acordo com uma abordagem ambiental, o vidro deve ter um lugar de destaque. Na verdade, isso é o que está acontecendo: os lançamentos com rolhas de vidro estão se multiplicando. De maneira mais geral, pode-se observar uma tendência de “glassificação”, com um uso crescente de vidro em muitos segmentos de beleza. O vidro permite subir no mercado, é reciclável e é o único material sem interação com seu conteúdo.
Na minha opinião, a questão do peso não é um problema. Para imitar o vidro, o peso ou a espessura do plástico geralmente aumentam. Mesmo no caso de plásticos leves, quando a montagem ocorre na Ásia, as emissões ligadas ao transporte podem ser significativas!
Premium Beauty News – Nesse contexto, quais foram as linhas de investimento escolhidas pela Verescence?
Thomas Riou – Nosso projeto corporativo, Verescence 2022-Forming the Future, visa tornar o Grupo o principal fabricante de vidro do mundo na indústria da beleza. Este projeto consiste em cinco pilares focados na sustentabilidade: People First, Excelência do cliente, Competitividade, One Verescence e New Territories. Este projeto é apoiado por um plano de investimento de 122 milhões de euros que se concentra no aumento de nossa produtividade, capacidade e capacidade de vidro e na melhoria de nossos processos.
Hoje a decoração é o vetor de crescimento predominante. Desde 2010, optamos por internalizar todas as operações de acabamento e hoje 90% delas são realizadas internamente. Isso nos dá flexibilidade, controle de qualidade completo e domínio do impacto ambiental de nossos processos.
Nossas outras áreas de investimento dizem respeito à digitalização de fábricas, inovação e desenvolvimento sustentável. A digitalização abrange muitas áreas, como o processamento rápido de dados de produção, que é um poderoso driver de desempenho. Da mesma forma, o desenvolvimento de avanços tecnológicos em nossos processos e produtos é uma fonte de competitividade e de valor agregado para nossos clientes e para nós. E, finalmente e mais importante, a melhoria contínua de nosso impacto ambiental. Investimos constantemente em novas ofertas decorativas, processos mais ecológicos, alternativas naturais a produtos químicos, economia de energia e matéria-prima e na redução de emissões. Uma síntese de todos esses avanços foi apresentada, mais uma vez, no Luxe Monaco.
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/consumers-are-looking-for,15693
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