A OI revelou duas novas parcerias que irão aumentar a reciclagem de vidro pós-consumo, reduzir o desperdício do consumidor e conservar recursos no Brasil.

A fabricante fez parceria com o Instituto Recicleiros, uma organização da sociedade civil, e com a Orizon, uma das maiores empresas privadas de aterros sanitários do país, para aumentar a quantidade de casco em seus recipientes de vidro.

As parcerias demonstram a viabilidade da reciclagem do vidro como parte integrante da economia circular no Brasil.

O acordo de exclusividade com o Instituto Recicleiros reciclará todas as embalagens de vidro pós-consumo processadas nas atuais e futuras unidades de triagem do Programa Recicleiros Cidades em todo o Brasil.

A OI espera recuperar aproximadamente 3 mil toneladas de vidro no primeiro ano do projeto.

Alexandre Macário, Gerente da área de Economia Circular da OI, afirmou: “Queremos aumentar a reciclagem de vidro em regiões do país onde isso ainda não era viável.

“Ao promover a base da cadeia e a venda desse material pelas cooperativas diretamente para a indústria, incentivamos a geração de emprego e renda, bem como a redução da extração de matéria-prima virgem do meio ambiente, a redução no consumo de energia e nas emissões de CO 2. ”

A Orizon opera o Ecoparque Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco, a maior operação de triagem da América Latina.

A empresa administra 15 Ecoparques no país, cuidando dos resíduos gerados por mais de 40 milhões de pessoas em 10 estados brasileiros, o que corresponde a 20% da população.

No Brasil, a logística de longa distância e os atuais sistemas de coleta são as principais barreiras para o aumento do conteúdo reciclado.

Até recentemente, quase 60% das embalagens de vidro no Brasil acabavam em aterros e lixões devido aos desafios logísticos enfrentados pela falta de infraestrutura de coleta e processamento.

A situação é ainda mais complexa em pequenos municípios mais afastados dos locais de reciclagem de vidro.

Fonte: https://www.glass-international.com/news/o-i-partnerships-to-increase-glass-recycling-in-brazil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *