Um plano para a utilização de hidrogénio verde na indústria vidreira portuguesa recebeu recentemente a aprovação local.
O projecto Nazaré Green Hydrogen Valley prevê a instalação de uma unidade industrial de produção de hidrogénio para utilização particular na indústria vidreira.
O projeto consiste na instalação de uma unidade verde de produção de Hidrogénio e Oxigénio, através da eletrólise da água com uma potência instalada de 40MW, utilizando energia de fonte renovável, na Marinha Grande, Portugal.
Os membros do projeto incluem os produtores de vidro Vidrala , Leerdam Crisal Glass e BA Glass, bem como o fornecedor de energia Rega Energy .
O plano recebeu recentemente parecer favorável da Câmara Municipal da Marinha Grande.
O parecer favorável considera que o projeto ‘Nazaré Green Hydrogen Valley’ está alinhado com a estratégia nacional de alcançar a neutralidade carbónica até ao ano 2050, uma vez que o hidrogénio verde representa uma das soluções energéticas mais promissoras, acessíveis e sustentáveis para reduzir as emissões de dióxido de carbono, que é de interesse público.
A autarquia refere: “A concretização do projeto vai beneficiar diretamente o tecido empresarial do concelho, em particular a indústria vidreira, tornando-se consequentemente um fator muito positivo e atrativo para a região, promovendo a implantação da Indústria no concelho e consequentemente o desenvolvimento económico da deste Município e região.”
Fonte: https://www.glass-international.com/news/portuguese-glass-hydrogen-plan-moves-step-closer
Deixe um comentário