O fabricante de vidro francês Pochet Group fez parceria com a casa de luxo Chanel para ajudar a gerir o seu consumo de energia.
A dupla iniciou um projeto de gestão de energia utilizando uma solução digital da Metron para reduzir o consumo de gás, água e eletricidade da fabricante de vidros.
A solução de gestão digital não só permitiu à Pochet reduzir a sua pegada de carbono, mas também a dos seus clientes, incluindo a Chanel, que iniciou o projeto.
Graças à solução da Metron, uma tecnologia limpa francesa especializada em soluções digitais de eficiência energética para descarbonizar a indústria, o Grupo Pochet reduziu o consumo de energia dos arcos de recozimento a gás – máquinas importantes na produção de garrafas – em 27%.
Esta colaboração entre os três intervenientes permite à Chanel reduzir as emissões da sua cadeia de valor.
Em 2021, a Pochet definiu o seu plano de descarbonização que fará do grupo o primeiro vidreiro francês a equipar-se com tecnologia de forno eléctrico para embalagens de luxo.
Um forno elétrico será comissionado no final de 2024.
As tecnologias de fusão elétrica tornarão possível a produção de vidro altamente isento de carbono, mantendo ao mesmo tempo o seu brilho e transparência.
A solução Metron foi testada na fábrica de vidro da Pochet em Guimerville, em Seine-Maritime. A fábrica fabrica garrafas e potes de vidro para a indústria de luxo, tem 1.600 funcionários e produz um milhão de garrafas por dia.
Os frascos de perfume da Chanel também são produzidos nesta planta.
Graças a centenas de sensores de dados em toda a linha de produção, a solução de visualização do consumo de energia em tempo real da Metron permite medir, padronizar e otimizar o consumo de energia durante a produção de cada garrafa/frasco.
Após esta experiência, a solução Metron está a ser implementada em outras sete instalações industriais francesas da Pochet.
Benoit Marszalek, Diretor de Operações da Pochet du Courval, disse: “Esta colaboração visa continuar a digitalização do Grupo Pochet e oferecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade para uma beleza sustentável”.
Julien Garry, Diretor Geral de Compras, Desenvolvimento e Inovação da Chanel, indica: “Esta iniciativa da Chanel com o Grupo Pochet e Metron beneficia todo o ecossistema e contribui para a transição ambiental da indústria do luxo. É medindo com precisão que podemos melhorar de forma sustentável.”
Deixe um comentário