A Schott produziu pela primeira vez um vidro óptico com 100% de hidrogênio em suas instalações em Mainz, na Alemanha.
Depois de testar com sucesso a produção de vidro com 100% de hidrogênio em escala laboratorial em 2023, o fabricante de vidros especiais Schott concluiu agora sua aplicação em escala industrial.
Durante três dias, o fabricante derreteu pela primeira vez vidro óptico em um forno utilizando sua nova tecnologia – aquecido exclusivamente a hidrogênio, totalmente isento de gás natural.
Até agora, a Schott tem conduzido os seus testes com hidrogénio cinzento porque o hidrogénio verde, produzido a partir de energias renováveis, ainda não está disponível em quantidades suficientes.
O teste em larga escala obteve excelentes notas e a qualidade do vidro está agora sendo analisada.
A Schott fabrica mais de 100 tipos de vidro óptico para diversas aplicações, como bens de consumo e tecnologia de medição, bem como sistemas ópticos em pesquisa e desenvolvimento.
Lenka Deneke, gerente de projetos da Schott, disse: “O teste com 100% de hidrogênio é um trabalho pioneiro para a indústria de vidros especiais. Se os testes mostrarem que a qualidade do vidro também é correta e as propriedades do vidro permanecem inalteradas, o hidrogênio seria de fato uma opção tecnológica adequada.”
Ela continuou que a experiência adquirida nos testes de tanques do ano passado com uma concentração inicial de 35% de hidrogénio por volume ajudou tremendamente neste sucesso, mas também disse que ainda há muitas questões sem resposta que requerem mais investigação.
Uma mudança permanente exigiria também mais testes a longo prazo e um fornecimento contínuo através de um gasoduto de hidrogénio.
Para o teste de banheira em grande escala com aquecimento 100% a hidrogénio, o tanque de hidrogénio em Schott, em Mainz, foi enchido três vezes – mas com hidrogénio cinzento, não verde, neutro para o clima.
Dr. Frank Heinricht, Presidente do Conselho de Administração da Schott, disse: “Decidimos deliberadamente usá-lo para não perdermos tempo testando sua viabilidade técnica. Isso é suficiente para nossos testes, mas precisamos urgentemente de energia verde para proteção climática.
“As empresas das indústrias com utilização intensiva de energia precisam de definir o rumo para o desenvolvimento mais rápido possível de uma infraestrutura funcional para eletricidade verde e hidrogénio verde na Alemanha. Então o nosso compromisso será recompensado, para o clima e para a competitividade da nossa indústria.”
Além dos seus próprios investimentos, a Schott recebe apoio financeiro de diversas instituições para o seu trabalho de desenvolvimento na área do hidrogénio.
Fonte: https://www.glass-international.com/news/schott-conducts-industrial-glass-trials-with-100-hydrogen
Deixe um comentário