“Inovações nos processos de produção liberaram o potencial dos materiais naturais renováveis”, comentam o Dr. Gayatri Keskar, vice-presidente de pesquisa, e Enrico Milletti, especialista em materiais da Material Connexion, com sede nos EUA. Para uma edição recente da  revista Formes de Luxe  , os especialistas identificaram três materiais com grande potencial para aplicações em embalagens de luxo.
Promovendo vidro sem carbono
Um projecto-piloto do fabricante de vidro esloveno Steklarna Hrastnik tem menos a ver com o material do que com o processo de transformação – mas serão realmente separados? A empresa utiliza hidrogénio “verde” (obtido por eletrólise através de painéis fotovoltaicos) para derreter o seu vidro, um processo que normalmente consome muita energia. “O fabricante de vidro usou fragmentos de vidro reciclado e redesenhou o processo de fabricação para alimentar o processamento do vidro com energia renovável em vez de combustíveis fósseis. Isso aborda duas preocupações principais na fabricação: como gerenciar os resíduos gerados e como avaliar as emissões líquidas de carbono”, Keskar e Milletti explica.

O vidro sem carbono utiliza fragmentos de vidro reciclado e um processo de fabricação redesenhado para sua produção ©Steklarna Hrastnik

 

Fonte: https://www.formesdeluxe.com/article/material-connexion.63912

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *