Com filial no país desde 2020, a fabricante italiana de vidros para perfumaria de luxo quer expandir para segmento masstige e chegar a skincare e maquiagem.

A Bormioli Luigi foi fundada em 1946 na cidade de Parma, Itália, por uma família que se dedica à fabricação de vidro desde o século 14. Especializada na manufatura e decoração de embalagens de vidro para a perfumaria de luxo, a empresa tem forte presença na Europa, com cinco fábricas – entre Itália, França e Espanha –, além de uma filial de vendas em Paris. Fora do território europeu, mantém escritórios comerciais nos EUA e no Brasil, onde se instalou há quase dois anos, na cidade de São Paulo.

“O Brasil é um mercado estratégico para a Bormioli Luigi dada a sua importância para a categoria de perfumaria (maior consumidor do mundo em volume, segundo a Euromonitor). Nossa companhia se posiciona na liderança deste segmento, atendendo às marcas globais mais importantes de perfumaria [1]”, afirma Marta Bagolin gerente comercial da companhia para a América Latina.

“A presença local no país é fundamental para a empresa familiar, pois queremos ser o parceiro preferencial de nossos clientes e apoiá-los em seu crescimento em todas as categorias de embalagens de vidro”, diz ela, que tem mais de 20 anos de experiência no ramo de embalagens e beleza, passando por Wheaton e Givaudan.

“O segmento brasileiro de luxo é composto principalmente por produtos importados, muitos deles com frascos produzidos pela Bormioli. Se pensarmos em mercado disponível, isto é, os frascos que são envasados aqui, temos uma enorme oportunidade no Brasil e vamos investir para atender às demandas de nossos clientes desta região”, declara Bagolin.

A empresa desenvolve cerca de 350 novos produtos por ano, sendo responsável por todas as fases do projeto, desde o design até a produção, passando pela criação de acessórios e montagem. “Temos tecnologias próprias para cada tipo de decoração que oferecemos e elas podem ser usadas em conjunto ou integradas a outros processos”, fala a gerente comercial. Entre essas tecnologias está a Flocking, que possibilita a aplicação de fibras sintéticas na superfície do frasco para dar um efeito aveludado suave, e a Prisma, que cria um jogo de luzes na superfície por meio da aplicação de sais de metal no vidro.

Sem fábricas na região latino-americana, a Bormioli tem importado os frascos da Europa. “Estamos desenhando a cadeia logística de acordo com as necessidades dos clientes e podemos estabelecer parcerias locais”, afirma Bagolin. Segundo ela, desde que a filial foi instalada no Brasil, resultados importantes já foram alcançados na região, mas ainda não pode revelá-los em razão de confidencialidade.

A companhia italiana também visa expandir sua área de atuação no Brasil, chegando ao mercado masstige e de produtos para o cuidado da pele e maquiagem. “A democratização do luxo para o grande público e essas duas categorias de cosméticos ganham relevância para nós, tendo em vista as características do mercado nacional”, diz a responsável comercial.

Bagolin levanta ainda a questão da sustentabilidade no país, já que o vidro é um material que pode ser infinitamente e 100% reciclado. “A Bormioli Luigi vem trabalhando para ampliar o uso do PCR (vidro reciclado pós-consumo) na produção de frascos mais leves, recarregáveis e mais sustentáveis. Acreditamos que o desafio é reinventar um modelo de consumo sustentável, levando em consideração o ciclo de vida completo e circular dos produtos e embalagens, e não simplesmente otimizar um compartimento isolado de sua cadeia de valor”.

Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/temos-uma-enorme-oportunidade-no-brasil-diz,4380

 

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