A vidreira Verallia adquiriu cinco centros de tratamento de cullet em um acordo com o Grupo Santaolalla para promover suas iniciativas sustentáveis.
Na Espanha e em Portugal, a Verallia finalizou a aquisição de três empresas do Grupo Santaolalla: Ecosan Ambiental, Ecolabora e Vidrologic.
Ao fazê-lo, adquiriu cinco novas fábricas de processamento de resíduos de vidro, tanto para vidro plano industrial como para vidro oco.
O principal objetivo do investimento é dar continuidade à estratégia da Verallia de aumentar o percentual de utilização de casco em seu processo produtivo.
Irá também fazer avançar o grupo no sentido da sua meta de redução de CO 2 de uma redução de 46% nas emissões até 2030, em comparação com 2019.
Com a compra da Ecosan, a Verallia passa a contar com mais quatro centros de tratamento de cullet, um localizado em Quer (Guadalajara), dois em Burgos e um em Torrelavega (Santander).
Com a aquisição da Ecolabora, a Verallia assume um papel maior em uma etapa fundamental da cadeia de reciclagem: a logística de coleta de vidro para reciclagem.
Finalmente, com a Vidrologic, a Verallia adquiriu mais um centro de tratamento de vidro plano, localizado em Anadia, Portugal.
Patrice Lucas, CEO do Grupo Verallia, disse: “Como líderes da nossa indústria, devemos ser nós que impulsionamos a transformação, indo mais longe e mais rápido, promovendo uma economia circular.
“Esta aquisição e o investimento que estamos a fazer em toda a Europa para aumentar a nossa capacidade de tratamento de cullet esta totalmente alinhado com o nosso roteiro ESG.”
Estes cinco novos centros de tratamento de cullet juntam-se às quatro fábricas existentes da Verallia na Península Ibérica.
Destes, dois serão comissionados em 2023: Infiniver e Revimon em joint venture com TMA Recicla.
A Infiniver, situada perto de Sevilha, possui uma capacidade anual de 60 mil toneladas e pode separar vidros tricolores.
Abastecerá principalmente a fábrica da Verallia Portugal, mas também servirá outras fábricas do grupo em Espanha.
Em Portugal, a Verallia e a TMA Recicla estão a finalizar o arranque do centro de processamento de cullet Revimon, que deverá entrar em funcionamento no quarto trimestre de 2023.
Apoiará a fábrica da Verallia na Figueira da Foz, com capacidade de processamento de 70 mil toneladas e capacidade de separação de vidros bicolores.
Fonte: https://www.glass-international.com/news/verallia-acquires-cullet-treatment-centres-from-santaolalla
Deixe um comentário