A fabricante de vidros para recipientes Verallia deverá prosseguir com o comissionamento de um forno de vidro no Brasil ainda este ano.

Ela confirmou que seu forno atualmente em construção em Campo Bom ainda deverá entrar em operação no terceiro trimestre deste ano, enquanto um novo forno em suas instalações em Pescia, Itália, começará a funcionar no segundo trimestre de 2025.

O grupo de embalagens de vidro com sede em França continuará a monitorizar as tendências da procura para confirmar estas datas de arranque.

Mas as adições de capacidade planeadas na Montblanc, em Espanha, no próximo ano, e novamente em Itália, em 2026, foram adiadas para depois de 2026.

Estão em curso estudos de pré-engenharia e o grupo começará a investir na construção assim que a procura se recuperar suficientemente”, adianta.

Seu CEO, Patrice Lucas, disse que os trabalhos continuam para iniciar seu primeiro forno elétrico em Cognac, França, e o primeiro forno híbrido em Zaragoza, Espanha, este ano.

O forno Cognac deverá emitir 60% menos emissões de CO2 do que um forno tradicional, enquanto a tecnologia híbrida em Saragoça deverá reduzir as emissões de CO2 em 50% em comparação com um forno tradicional.

No seu relatório financeiro para 2023, a Verallia relatou um aumento de 16,5% nas receitas, para 3.904 milhões de euros em 2023, em comparação com 2022.

A procura caiu na Europa desde o verão de 2023 devido a um declínio na procura final e à liquidação de inventários em grande escala em toda a cadeia de valor a jusante.

Em termos de mercados finais, a cerveja foi o segmento mais impactado pela menor procura em 2023 já no primeiro semestre. Os volumes no segmento de vinhos tranquilos também diminuíram enquanto a atividade no segmento de bebidas espirituosas, tendo permanecido sólida no primeiro semestre do ano, deteriorou-se no segundo semestre”, refere.

As vendas de potes e garrafas de alimentos para bebidas não alcoólicas e vinhos espumantes foram mais resilientes, com os volumes de Champagne e Prosecco se mantendo bem.

Na América Latina, a receita caiu 5,5%, em contraste com o crescimento de 65,8% no ano anterior.

No entanto, estes números foram profundamente impactados pela actividade na Argentina, que registou um crescimento orgânico vigoroso, impulsionado por repetidos aumentos de preços num contexto de inflação elevada, mas por um efeito cambial profundamente negativo ligado à desvalorização do peso, que perdeu quase 80% de o seu valor face ao euro em 2023.

Em 2023, o grupo também concluiu a aquisição de cinco fábricas de casco do grupo espanhol Santaolalla.

O objetivo deste investimento é dar continuidade à estratégia da Verallia de maximizar o uso de casco em seu processo de produção e avançar em direção à sua meta de redução de CO2, cujo primeiro grande marco é uma redução de 46% nas emissões até 2030 em comparação com 2019.

Fonte: https://www.glass-international.com/news/verallia-to-proceed-with-brazil-and-italian-glass-furnaces

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