O design ecológico é fundamental para a estratégia de CSR da Verescence. A empresa visa apoiar todas as necessidades e todos os seus clientes com uma forte visão, criatividade e ferramentas de medição. Bérangère Raguenet, diretor de marketing e comunicação da Verescence, esclarece o assunto.
Como o ecodesign é entendido na Verescence?
O ecodesign faz parte da nossa estratégia de CSR “Vidro feito para durar”, que inclui nossas Eco Solutions: um conjunto de processos e ferramentas que colocamos à disposição de nossos clientes para ajudá-los a minimizar seu impacto. Queremos ser proativos quando se trata de reduzir, reutilizar e reciclar. A esses princípios, somamos os conceitos de “substituir”, neste caso significando substituir o plástico por vidro (vidrificação), e “disrupting”, para agregar mais valor à decoração.
Como aplicar o ecodesign?
Em termos de redução, trabalhamos com o designer De Baschmakoff para fazer um vidro mais leve que responda aos códigos de luxo. O resultado são dois novos frascos de 100ml, Moon (106g) e Gem (97g), ambos com formas complexas e criativas. Quanto à reutilização, houve uma mudança no mercado para anéis de rosca (SNI-15) para facilitar o reenchimento de garrafas. Eles respondem por 90% dos resumos que recebemos. Assim, a demanda está se movendo em direção a refis de vidro mais leves e minimalistas, como o refil multimarcas da L’Oréal. No que diz respeito à reciclagem, em 2014 fomos dos primeiros a integrar o PCR nas nossas garrafas, com o desenvolvimento do InfiniteGlass® 40. Alargámos a nossa oferta em 2021 com o InfiniteGlass® 20, que é agora o nosso padrão, permitindo-nos dedicar um forno inteiro para sua produção em nossa unidade de Mers-les-Bains. Estamos implementando a solução na Espanha, nos Estados Unidos e, até 2024, na Coreia do Sul. Hoje, 80% da nossa produção é feita com uma porção de vidro PCR. Também orientamos nossos clientes para projetos que maximizem a reciclabilidade de uma garrafa no final de sua vida útil usando uma escala de reciclabilidade que desenvolvemos para vidro decorado com uma usina de reciclagem.
E os outros princípios?
Em termos de vitrificação, desenvolvemos um projeto maravilhoso com o soro Advanced Double R Renew & Repair Abeille Royale da Guerlain, que nos permitiu ultrapassar os limites de nossas capacidades de modelagem de vidro. A maquilhagem também oferece oportunidades interessantes, especialmente nas máscaras de pestanas e nos batons, formatos que as nossas clientes nos desafiam, bem como nas cápsulas de vidro para perfumes, que são elementos apelativos para a premiumização. Em termos de disrupção, inovamos com soluções monomateriais que substituem as chapas metálicas por decorações como hot stamping ou impressão em relevo.
Qual ferramenta você considera essencial para a melhoria?
Você não pode melhorar sem dados. Assim, para cada novo desenvolvimento – e isso acontece desde 2017 – oferecemos aos nossos clientes uma avaliação do ciclo de vida para ajudá-los a escolher o melhor cenário em termos de pegada ambiental.
Recentemente, criamos uma nova ferramenta chamada Glass Score: esse sistema de pontuação permite determinar se o peso de uma garrafa de vidro é otimizado, desde a fase de desenvolvimento, expresso por uma pontuação em uma escala de A+ a F. Nossos clientes apreciam a ferramenta por sua simplicidade e agora a utiliza internamente.
Fonte: https://www.luxepackaginginsight.com/article/verescence-introduces-its-eco-design-approach.62746
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