A fabricante de vidro Vetropack fechará sua unidade de produção em St-Prex, na Suíça, até o final de agosto deste ano.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração na segunda-feira, após análise das propostas alternativas para o futuro desenvolvimento do site, apresentadas pelos representantes dos trabalhadores.

Claude Cornaz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Vetropack, disse: “Não tomamos esta decisão levianamente e examinamos todas as propostas que nos foram apresentadas em relação ao desenvolvimento futuro do local de forma muito abrangente e detalhada”.

“No entanto, chegamos sempre à mesma conclusão em todos os cenários possíveis: as perspectivas futuras da fábrica de St-Prex permanecem negativas em termos de rentabilidade e concorrência – mesmo com um investimento de milhões. Uma operação lucrativa não seria possível a longo prazo. O encerramento da produção é, portanto, inevitável.”

Como resultado do encerramento, uma grande proporção dos empregos nas instalações de St-Prex terá de ser cortada.

As demissões ocorrerão gradativamente e onde houver oportunidade de retenção de funcionários na Vetropack, serão feitas ofertas correspondentes.

A unidade de produção de St-Prex, que tem mais de cem anos, passou por muitos ajustes e investimentos ao longo das décadas – totalizando mais de 50 milhões de francos suíços somente desde 2010.

Apesar destes esforços, a única unidade de produção suíça do Grupo Vetropack sofre com o seu pequeno tamanho e falta de competitividade.

São sobretudo os elevados custos operacionais de produção que tornam as embalagens de vidro produzidas em St-Prex pouco competitivas nos principais mercados europeus.

A Vetropack atualmente gera cerca de 40% de suas vendas para clientes suíços com embalagens de vidro da St-Prex.

No futuro, estes clientes serão abastecidos por outras fábricas da Vetropack em países vizinhos.

Johann Reiter, CEO do Grupo Vetropack, disse: “A sede da nossa empresa permanecerá em Bülach. Continuaremos o nosso compromisso com a reciclagem do vidro em cooperação com os nossos parceiros suíços a nível local. Então, em termos de reciclagem, tudo continuará igual.”
 

Fonte: https://www.glass-international.com/news/vetropack-to-close-swiss-glass-production-plant

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *