Sabe aquele hidratante que você passa todo dia antes de sair? Ou aquele perfume que você passa quando quer chamar a atenção de alguém especial? Alguns deles são fabricados mais perto de casa do que você imagina. Produzindo 150 milhões de produtos por ano, a unidade do Grupo Boticário em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, fabrica beleza diariamente.
Inaugurada em 16 de setembro de 2014, após dois anos de construção e R$ 380 milhões de investimento, a fábrica e o Centro de Distribuição (CD) da empresa empregam mais de 600 profissionais – a maioria deles baianos – juntamente com o Centro de Distribuição da empresa.
A prioridade do Grupo é a contratação de mão-de-obra local. A linha de valorização baiana surgiu desde construção das linhas de montagem e distribuição em Camaçari e São Gonçalo dos Campos utilizou materiais regionais de fornecedores em um raio de até 800km de distância dessas unidades.
A indústria em Camaçari fabrica cremes, loções e perfumes – a produção de maquiagem do grupo e o setor de pesquisa são concentrados na fábrica matriz de São José dos Pinhais, no Paraná.
O início da produção local representou um crescimento de 50% na capacidade de produção do grupo Boticário. Projetada como investimento, a fábrica pode ter a sua eficácia mais expandida sem crescer fisicamente.
“Apenas com novos equipamentos, o Grupo pode dobrar a capacidade atual e fabricar até 300 milhões de itens por ano na Bahia”, garante Leandro Balena, gerente de Operações do grupo Boticário na Bahia.
“Como os dois empreendimentos na Bahia são mais novos, investimos em tecnologia de ponta e, naturalmente, mais moderna, para equipar o novo Centro de Distribuição e a nova fábrica”, aponta Balena. “O CD de São Gonçalo, por exemplo, conta com uma solução tecnológica criada exclusivamente para nós por duas gigantes da logística mundial. Isso torna o nosso equipamento uma referência mundial em tecnologia e inovação no processo de separação de volumes fracionados”.
Referência internacional no varejo de beleza, a empresa lidera quatro unidades de negócios: O Boticário, fundado em 1977; Eudora criada em 2011; Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box, lançadas em 2012.
A emrpesa ocupa a 8ª posição na lista de maiores varejistas no Brasil, na pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) referente à 2014. Ela também lidera o ranking na área de cosmético e perfumaria.
Os bastidores da produção
Dois em um. É como funciona a fábrica em Camaçari. Na primeira área de produção, está a fabricação dos cremes e loções comercializados pelo Boticário. Quatro reatores, grandes cilindros de metais, misturam os componentes como uma enorme panela de pressão, criando os hidrantes, shampoos e cremes usados no dia-a-dia.
Os funcionários determinam qual será a mistura produzida por cada reator – os ingredientes, as suas quantidades e formas de preparo. A receita do bolo, por assim dizer, fica registrada em softwares da empresa e é checada diariamente.
O resultado desta mistura é transferido dos reatores para tanques de metais, e direcionada para a área de envase, processo onde o perfume ou a loção é colocado em seu respectivo recipiente conforme suas especificações.
As normas de segurança são reforçadas a todos os momentos durante a visita à fábrica. Além de usar um sapato especial, fechado e com sola de borracha, o visitante também deve portar um jaleco, carregar consigo um protetor auricular, usar óculos de segurança e, em certos casos, protetor de barba e bigodes.
Na área de perfumaria, que fica separada do setor de produção dos outros cosméticos, é estritamente necessário se desligar o celular e evitar o uso de equipamentos com flash. O motivo de tal medida é impedir um incêndio, já que o local cheira bem, mas é permeado pelo álcool, um dos componentes principais dos perfumes.
O carro-chefe da empresa, a fragrância Malbec, lançada em 2004, é mantida de forma diferente das demais. Armazenado em cinco barris de carvalho francês com capacidade para 270 litros cada, o perfume permanece em contato com a madeira por cerca de 48 horas.
O objetivo é incorporar a cheiro do carvalho à fragrância, que emula acordes amadeirados similares ao tipo de vinho que dá nome ao Malbec. Ao todo, 29 tanques de 5 mil litros produzem as 12 linhas de perfumaria da marca.
Após a preparação, os aromas são direcionados através de tubos para o setor de envase, onde será colocado nos frascos, embalado e direcionado para a área de logística e armazenamento. O processo, fortemente automatizado, varia de fragrância para fragrância.
Imagens mostram linhas de produção dos perfumes Malbec e Petit Sophie; assista abaixo:
https://youtu.be/G5rMlPB8vuA
https://youtu.be/p1m3AxzNndU
Depois de prontos, os produtos fabricados em Camaçari seguem o setor de embalagens, onde são encaixotados e posteriormente direcionados para Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos, de onde serão espalhados pelo país.
Do lixo ao luxo
Todas as 12 linhas de perfumaria e as nove de cuidados pessoais são produzidas na Bahia e distribuídas entre 15 estados brasileiros nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os demais estados são atendidos pela fábrica matriz no Paraná.
A chegada da empresa na Região Metropolitana representou uma guinada profissional na vida de muitos baianos. Em especial para Jamile Lopo, 27 anos, estudante do curso de Física no Instituto Federal da Bahia (Ifba).
Com curso técnico em Química e Física, a soteropolitana trabalhava no setor de resíduos de uma empresa no Polo Petroquímico.
A posição, no entanto, não lhe satisfazia. “Eu atuava em uma área de alta periculosidade, com muita exposição a diversos produtos químicos”, relembra.
Vaidosa, Jamile diz ter se interessado de imediato no Boticário, assim que soube que a empresa vinha para a Bahia.
“Sempre gostei de perfumes e maquiagem, e trabalhar nesta área é um sonho. Além de ser agradável, o valor agregado ao que você faz é muito maior, porque o seu produto é algo que as pessoas veem, aprovam e compram”, elogia a técnica.
O futuro lhe parece muito mais perfumado do que ela atuava como técnica no setor de resíduos industriais.
“Existem várias oportunidades de crescer aqui dentro”, garante Jamile, que tenta uma transferência do curso de Física para o de Engenharia Química.
“A empresa oferece vários cursos de qualificação, e também trabalha com a valorização dos funcionários – eles olham pra gente de forma diferente. É tudo muito mágico”, elogia a estudante.
O perfil de pessoas que o Boticário busca varia, mas a maior parte das oportunidades é voltada para profissionais de ambos os sexos, com formação mínima de 2º grau. Já para o nível técnico, a empresa busca formação em química, mecânica e elétrica.
A maior parte dos profissionais de nível superior são graduados nas áreas de engenharia. Os interessados podem cadastrar o seu currículo no site www.grupoboticario.com.br.
Após a contratação, os funcionários do grupo também passam por cursos de qualificação pagos pela empresa. “Realizamos na Bahia os cursos de Auxiliar de Operações Industriais, Auxiliar de Operações Logísticas e Operador de Empilhadeiras Elétricas, ministrados pelo Senai”, cita Leandro Balena.
Também há o curso de Operador de Empilhadeiras Elétricas, voltado para a operação destes equipamentos. Os funcionários que atuam na área de fabricação de produtos e nas 11 linhas de envase foram treinados na fábrica do Paraná.
“Foi uma maneira a trazer para a Bahia toda a expertise da matriz, para que eles dominem a técnica e atuem como multiplicadores aqui na Bahia”, explica o gerente de Operações.
Veja abaixo a galeria de foto com os bastidores da fábrica do Grupo Boticário na Bahia:
Sustentabilidade
Além de produção eficaz, a fábrica em Camaçari foi planejada para ser sustentável, otimizando recursos naturais. O Grupo Boticário voltou as atenções para o tema, estabelecendo metas até 2024 que buscar tornar todo o processo da empresa mais sustentável, especialmente nas áreas de matérias-primas, embalagens e ecoeficiência.
Entre os diferenciais da unidade na Bahia está a implantação do telhado branco, tipo de material que reflete até 90% da luz do sol e torna a temperatura interna da planta mais amena. Com a medida, o consumo de energia é menor, assim como o uso do ar-condicionado.
Ainda visando a preservação do meio ambiente, outras iniciativas foram aplicadas no local, como a coleta seletiva do lixo, o incentivo à carona solidária, o oferecimento de transporte fretado e bicicletários para os colaboradores da empresa.
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