As indústrias cosméticas goianas continuam surfando na onda de gastos das classes B, C e D, que permanecem em alta, mesmo com a desaceleração da economia. No Estado, estas empresas crescem mais do que a média nacional, acima dos 10% ao ano, muito influenciadas pela venda porta a porta adotada por algumas unidades. Atualmente, Goiás é o 6º maior polo de fabricação de cosméticos do Brasil, com 138 unidades instaladas, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Para o Sindicato das Indústrias Químicas de Goiás (Sindquímica), o número de empresas locais é um pouco menor (128) e, juntas, alcançaram um faturamento bruto no ano passado de US$ 2,19 bilhões. O Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. As indústrias goianas do setor geram cerca de 3 mil empregos diretos e 80% estão concentradas na região metropolitana, mais especificamente em Aparecida de Goiânia, informa o presidente do sindicato, Jaime Canedo. “O setor de cosméticos não sabe o que é crise, pelo menos, nos últimos seis anos”, ressalta.

De olho nesse potencial, a empresária Luna Vilela Pimentel, 26 anos, aproveitou toda a experiência que a família já possuía na produção de itens de beleza há mais de 20 anos e decidiu fundar uma nova empresa para conquistar um público mais exigente. Filha de Jeová Pimentel, dono da Abelha Rainha (Cliente Wheaton), Luna lançou há pouco mais de um ano a Odorata Cosméticos, para atuar no ramo de vendas diretas. “Resolvi atuar na mesma área porque esse é um mercado muito bom e com retorno financeiro satisfatório. Mas eu queria fazer algo mais sofisticado do que a Abelha Rainha e conquistar principalmente clientes de classe C e B (a marca do pai é focada mais na faixa C e D)”, relata a empresária.

Para isso, buscou informações sobre tecnologia, investiu na melhoria da qualidade dos produtos e das embalagens, para que pudessem ser consumidos em pé de igualdade com outras marcas. Em 15 meses de existência, a Odorata já tem cadastradas cerca de 10 mil consultoras ativas em quatro Estados (Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Tocantins), além do Distrito Federal, que vendem cerca de 200 mil itens a cada campanha por catálogo (ao todo, são 18 por ano).

Produz cerca de 200 itens diferentes, entre linhas de maquiagem, cabelo, unhas e pele. Nesse tempo, triplicou o quadro de funcionários e já emprega 170 pessoas. “Agora, nosso foco é divulgar a marca em todo o País para torná-la reconhecida.”

Empresa cresce com as classes C e D

Outra empresa que aproveitou o crescimento do poder aquisitivo das classes C e D e conseguiu se consolidar no mercado é a Blant Cosméticos, que tem como carro-chefe uma linha de esmaltes com mais de 80 cores, num mercado que movimenta R$ 680 milhões anuais no Brasil. A marca foi lançada há três anos e já está presente em 15 Estados brasileiros. Antes de se tornar fabricante, a empresária Tânia Tereza Borges Cardoso, 48 anos, trabalhou como representante do segmento por quase dez anos. Decidiu lançar sua marca própria depois que percebeu uma falha no abastecimento de produtos em Goiás.

“Na época, a empresa que me atendia abriu mercado para vários Estados e praticamente abandonou minha região. Como Goiânia também não era bem abastecida pelas grandes marcas, fiz uma pesquisa, vi que não existia marca goiana e decidi fabricar a primeira, com foco em cores vibrantes e destaque para elementos naturais, como Cerrado”, narra Tânia, que iniciou a produção de forma terceirizada e que acaba de investir R$ 600 mil na construção de sua fábrica e na compra de maquinários de última geração.

Otimista, Tânia diz que a expectativa do setor é de que o mercado de esmaltes cresça 25% este ano. Para continuar competitiva entre tantas marcas que estão surgindo, ela diz investir em tecnologia e buscar conhecimento de ponta para melhorar sua produtividade e a qualidade dos produtos. “A qualidade é que vai fazer a diferença para o consumidor no final”, destaca a dona da Blant, que também aumentou seu portfólio para linha de cuidados com os pés, mãos e cutículas.

Fonte: http://www.aparecidatec.com.br/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=146:mercado-da-beleza&catid=37:institucional

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