Com objetivo de alavancar a inovação nas empresas da cadeia produtiva de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) foi desenvolvido o Projeto Piloto de Diagnóstico e Consultoria Tecnológica, por meio de uma parceria entre Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A ação de inovação, que está em sua fase final de monitoramento e mensuração de metas, conta com a participação de 20 pequenas e médias empresas selecionadas a partir de critérios pré-estabelecidos e de enquadramento do projeto. Para cada companhia foi desenvolvido um diagnóstico sobre o grau de maturidade da gestão da inovação, a partir do qual foram desenvolvidos planos customizados com projeção de ações práticas e resultados no curto, médio e longo prazo.

A Inventta +, especialista em gestão da inovação, fez todo o trabalho de diagnóstico avaliando e definindo os pontos críticos a serem melhorados por meio do plano de ação. “O status atual é de acompanhamento individual para avaliar o desempenho quanto às ações propostas no plano oferecido às empresas diagnosticadas”, disse Marina Kobayashi, gerente de Inovação do ITEHPEC.

De acordo com Vera Crósta, especialista em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP e consultora do projeto, cerca de 80% das empresas gostaram muito de participar da ação e estão utilizando as metodologias aprendidas para melhorar a gestão. “As companhias fizeram mudanças estruturais para dar andamento ao plano sugerido pela Inventta + e apresentaram uma maior sinergia entre as áreas, além de reestruturações e adaptações para cumprimento das metas. Algumas empresas, inclusive, já abriram novos mercados, implantaram reuniões periódicas com os consumidores e os fornecedores, criaram um comitê de inovação com ideias já implementadas, ou seja, já estão apresentando resultados concretos”, afirmou a especialista.

“A ação de inovação dentro do PDS foi um projeto piloto muito importante, pois trabalhou em cima de 20 empresas levando a cultura de inovação e provocando-as para que construam um plano de inovação. Uma das nossas metas para o próximo convênio é que o projeto seja expandido para outras regiões do Brasil”, finalizou Manoel Teixeira Simões, diretor-executivo da ABIHPEC.

 

Depoimentos de empresas participantes do projeto:

“A consultoria em inovação fez com que a equipe, incluindo a diretoria, discutisse sobre a imagem da empresa e como nos diferenciamos dos concorrentes. Nas reuniões conseguimos entender quais são as características mais valorizadas pelos nossos clientes, e como destacá-las para continuarmos crescendo no mercado. O resultado foi o engajamento maior de toda a equipe em fidelizar os nossos clientes, além da elaboração de um plano de ação com objetivo de ampliar o nosso nicho de mercado. Hoje temos projetos de pesquisa em andamento de novos clientes, fruto desse plano de ação” Christiane Agelune, gerente de Pesquisa Clínica da Medcin.

“A ideia de inovação, para a Naturelle, costuma ficar restrita ao desenvolvimento de produtos – nela a cultura de inovação sempre foi muito forte. Com o programa desenvolvido ficou claro que ‘inovação’ pode e deve ocorrer em todas as áreas. Foi formado um Grupo Inovação, fora da hierarquia tradicional da empresa, que tem feito um forte trabalho de divulgação da cultura de inovação e que sistematizou o processo de coleta, análise e encaminhamento de sugestões. Ao longo de pouco mais de um ano de atividades mais de 20 ideias se converteram em mudanças já implementadas ou dispararam projetos que estão em andamento, envolvendo os mais diversos setores. Temos a convicção de que com o trabalho feito e com a estrutura criada, este processo tenderá a crescer e os resultados, idem” Levi Isaac Kann, diretor da Naturelle.

“O projeto trouxe para a empresa um despertar sobre inovação e fez com que o tema fosse novamente discutido neste ano em planejamento estratégico e será um pilar que vamos explorar nos próximos 3 anos. No projeto Germinar, nós trabalhamos com a inovação tanto de produtos, como inovação de serviço e atendimento, onde criamos por exemplo um canal no youtube para postar semanalmente vídeos ensinando os profissionais e fazer alguns serviços e dando dicas (www.youtube.com/academiacadiveu)” Luciana Ferreira, diretora de Marketing da BR Beauty Cosméticos.

“O projeto foi muito importante para a empresa e mobilizou todos os times, com criação de núcleos para inovação, de acordo com as fragilidades identificadas pelo grupo Inventta. A participação no projeto Germinar despertou o interesse da presidência para inovações, tanto que esse tema é parte dos pilares estratégicos da empresa a partir de 2015” Luciana R. Cunha, gerente de P&D da BR Beauty Cosméticos.

 

Fonte: http://www.abihpec.org.br/2014/12/empresas-aprovam-projeto-de-inovacao-e-apresentam-resultados/

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