Um ano após o lançamento do programa de desenvolvimento sustentável “Sharing Beauty with All” (Compartilhando a Beleza com Todos), a L´Oréal divulga ao mercado os primeiros progressos do compromisso e valoriza iniciativas brasileiras.
A gigante francesa obteve uma redução nas emissões de CO² da produção do Grupo de 50% em termos absolutos, em relação a um cenário base de 2005.
Já no Brasil, a meta de redução em 60% até 2020 já foi ultrapassada. Hoje, a redução na emissão de CO² nas fábricas da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro e nos Centros de Distribuição é de 65% (2014). Os resultados ainda não consideram as plantas frutos da aquisição da Niely, concluída em abril. Uma das iniciativas para alcançar esse índice é o projeto “Caldeira Flex”, uma tecnologia utilizada na fabricação de cosméticos que transforma o etanol da cana-de-açúcar em fonte de energia para a produção de vapor, uma alternativa ao gás natural, sem emissão de CO².
Um projeto brasileiro que aparece como best practice no relatório do Grupo é o de reuso de água na produção fabril. A fábrica de São Paulo obteve destaque no documento por seu comprometimento na redução da quantidade de água consumida pelo processo de lavagem dos equipamentos, sem que isso interfira no cumprimento dos padrões de qualidade existentes. O sistema adotado, chamado “Último Enxague, Primeira Descarga” diminuiu o consumo de água da planta na ordem de 8%, o que significa quase 9.500 m3 de água potável economizadas somente em 2014.
Outro destaques da operação no Brasil é a parceria com cooperativas para a extração de matérias-primas da nossa biodiversidade, como murumuru, pracaxi e babaçu, através de uma plataforma de sourcing responsável. O primeiro produto lançado pela L´Oréal com ativo da biodiversidade brasileira foi a linha Absolut Control, de L’Oréal Professionnel, enriquecido com o óleo da semente de murumuru, em 2013.
Outros ativos da flora brasileira encontrados em produtos da L´Oréal no Brasil são o óleo de semente de pracaxi (Kérastase Oil-Relax Slim) e o óleo de babaçu (Biolage Advanced Control Total, Matrix). Feita com ativo natural e sustentável extraído das sementes de uma palmeira Brasileira, o babaçu é colhido por mulheres e comunidades no Maranhão. The Body Shop – marca de origem britânica e controlada pela L´Oréal – iniciou a parceria com a cooperativa local em 1995 e desde 2014 o óleo é utilizado em outras marcas da L´Oréal no Brasil. 7% dos novos produtos analisados pelo Grupo têm um perfil ambiental ou social melhorado.
Com quase um terço das espécies vegetais do mundo, o Brasil é fonte de matérias-primas renováveis para a operação local da L´Oréal, como o óleo de babaçu e a manteiga de murumuru, na formulação de novos produtos. Para assegurar o fornecimento responsável desses ativos, foi estabelecida uma nova forma de parceria com comunidades locais, garantindo a coleta sustentável. A partir de um modelo de contrato com os fornecedores de murumuru, a L’Oréal apoia centenas de famílias da região de Bragança, no Pará. Em 2014, a empresa também ampliou sua parceria com uma cooperativa que emprega mulheres colhedoras de sementes de babaçu, beneficiando 800 famílias da região do Lago do Junco, no Maranhão. A ambição é aumentar o volume de compra desses ingredientes ativos da biodiversidade brasileira e ainda contribuir de forma mais relevante para aumentar os ganhos e a qualidade de vida das comunidades envolvidas no fornecimento dessas matérias-primas.
Já o projeto de Microdistribuidores incentiva o empreendedorismo e o negócio em salões de beleza em regiões carentes do país. O projeto é uma oportunidade de geração de renda e inclusão social, estimulando o crescimento do mercado de beleza e a melhor formação de cabeleireiros dentro de comunidades desprivilegiadas.
Alexandra Palt, diretora executiva de Sustentabilidade do Grupo L’Oréal, explica que a redução em 50% das emissões de CO² foi conseguida ao mesmo tempo em que a produção aumentou 22% no mesmo período. “Este resultado prova que o desempenho e a responsabilidade podem andar juntos“, afirma. Globalmente, 54.000 empregos criados para pessoas de comunidades carentes em dificuldade social ou financeira.
Lançado por Jean-Paul Agon, presidente do Grupo L’Oréal, em 23 de outubro de 2013, o programa Sharing Beauty with All foca em quatro áreas de compromisso para a L’Oréal, completamente integradas em sua cadeia de valor: inovação sustentável; produção sustentável; comportamento de consumidores; compartilhar o crescimento com os colaboradores, os fornecedores e as comunidades.
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