O Grupo Boticário como faz todos os anos fez um balanço de suas atividades no final de 2014 para a imprensa, apresentando um crescimento de 16% no ano, em relação ao ano anterior. A estimativa do faturamento total das suas quatro unidades de negócio – O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box – é de R$ 9,3 bilhões. O crescimento é superior ao previsto para o mercado que, segundo a Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, deverá ser de 11,8%. O Grupo também cresceu em número de lojas, totalizando 3.912 pontos de vendas das suas quatro unidades em 1.752 municípios. Em 2014 foram abertas 160 novas lojas do grupo.

grupo-boticario_empresasO resultado acima da média do mercado, segundo o presidente do Grupo Artur Grynbaum, é fruto das estratégias de expansão da empresa, que investiu de R$ 650 milhões em estruturas operacionais, como a ampliação, modernização e novas estruturas operacionais no Paraná e na Bahia, onde foram abertas duas novas unidades este ano. E ainda, um centro de distribuição para 10 estados do Norte, Nordeste e Distrito Federal e uma fábrica inaugurada em setembro que, em apenas três meses, produziu 10,5 milhões de unidades. A nova fábrica em Camaçari tem capacidade para produzir até 150 milhões de itens por ano, elevando a capacidade produtiva do grupo em 50%, dos atuais 315 milhões de itens por ano para até 465 milhões de itens por ano.

“Tivemos um ano bom mesmo com o cenário nebuloso da economia brasileira. Isso demonstra que nosso modelo estratégico e os nossos investimentos foram assertivos. Teremos suporte ao atendimento da demanda de consumo pelos próximos 10 anos”, analisa Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário.

Apesar do bom momento da empresa ele destacou que as vendas continuarão crescendo, porém em ritmo mais moderado, considerando o baixo crescimento da economia, associado à inflação, ao custo dos produtos e a alta do dólar, que deverá afetar os insumos. “Os cosméticos importados inclusive deverão se tornar mais caros”, destacou o empresário.

A unidade que deu origem ao Grupo Boticário completou 37 anos em 2014 e abriu 122 novos pontos de venda em 2014. No Facebook, a fan page O Boticário ultrapassou 8,5 milhões de fãs. O programa de fidelidade, criado em 1990, foi relançado como Clube Viva O Boticário e conta com 18 milhões de clientes cadastrados.

A unidade também ampliou suas iniciativas em movimentos culturais. O Boticário patrocinou 39 projetos ao longo do ano de 2014, totalizando R$ 5,4 milhões de recursos via lei de incentivo a companhias, festivais, mostras, cursos de formação e outras atividades ligadas à arte – como livros e vídeos. Para 2015, O Boticário na Dança, em seu segundo edital de patrocínio, destinará R$ 6,8 milhões para companhias, festivais e projetos audiovisuais e de formação de bailarinos ligados à arte, ampliando para 40 o número de companhias apoiadas, contemplando 16 estados ao longo de 2015.

Eudora, outra unidade do Grupo Boticário se solidificou na venda direta, seu principal canal de comercialização, atuando em 1.149 municípios brasileiros por meio de revendedoras, 15 centrais de serviços e quatro lojas-conceito. O principal destaque de 2014 foi a entrada da marca na categoria cabelos, com 36 itens.

A marca quem disse, berenice? está presente em 42 municípios brasileiros com 130 lojas – 24 abertas em 2014, pelo sistema de franquias – e em todo o País por meio do e-commerce. Em 2014 a marca vendeu 1 milhão de batons. E a unidade de negócio The Beauty Box completou em 2014, dois anos de atuação com 14 novas lojas, totalizando 28 pontos de venda em 15 municípios brasileiros. The Beauty Box está, também, no e-commerce com mais de 7 mil itens de 100 marcas nacionais e internacionais de beleza, distribuídas em dez categorias – perfumaria, maquiagem, unhas, cuidados para o rosto, corpo e banho, cabelos, mamães e bebês, solares, além de acessórios e, inclusive, produtos masculinos.

O presidente do Grupo Boticário Artur Grynbaum vê para 2015 um cenário de crescimento reduzido para a economia de um modo geral, com vendas do Grupo crescentes, mas em ritmo menos acelerado.

Fonte:http://www.cosmeticosbr.com.br/conteudo/noticias/noticia.asp?id=3726

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