A companhia americana de produtos de beleza Coty, fabricante dos perfumes Calvin Klein e Marc Jacobs e das maquiagens Rimmel e OPI, registrou lucro líquido de US$ 125,4 milhões no segundo trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro. Houve avanço de 52% em relação a um ano antes.
A receita líquida da companhia somou US$ 1,26 bilhão, queda de 5% na comparação anual, afetada principalmente pelo câmbio – sem a conversão de moedas, haveria estabilidade. Já os custos diminuíram 7% e as despesas com vendas, gerais e administrativas caíram 11% no trimestre. A empresa disse que seu programa de eficiência começa a mostrar seus primeiros resultados.
A redução de custos e despesas impulsionou o lucro operacional, que subiu 28% sobre igual período de 2013, para US$ 183,7 milhões.
O avanço registrado pela divisão de maquiagem foi ofuscado pela piora nas áreas de fragrância e cuidados para o corpo e a pele. A receita obtida com a venda de produtos de maquiagem subiu 7% no trimestre, em uma base ajustada que exclui efeitos cambiais, após bons resultados das marcas Sally Hansen, Rimmel e OPI. Já na divisão de perfumes foi verificada uma queda de 1% e na área de produtos de cuidado para a pele e o corpo o recuo foi de 6%, reflexo, principalmente, da receita menor das marcas Adidas e Playboy.
Na região da Ásia-Pacífico o crescimento da receita foi de 1% e na Europa, no Oriente Médio e na África, os resultados foram estáveis. Já nas Américas, houve um declínio de 1%, em razão, principalmente, da fraqueza dos mercados americano e canadense, apesar da força dos negócios no Brasil, afirmou a empresa. O resultado exclui os efeitos cambiais. Os mercados emergentes tiveram crescimento de 5% no trimestre, também em bases ajustadas.
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