Associação Brasileira de Franchising divulgou hoje seu balanço de 2013. O setor cresceu 11% e alcançou faturamento de 115 bilhões no ano passado. O Boticário despontou como a maior rede em faturamento e em número de unidades, além de ser uma das que mais cresceu no ano passado, com 221 novas unidades abertas. Veja nas fotos a seguir o ranking das redes de franquias com maior faturamento.

1. O Boticário

Por mais um ano, a rede de perfumes e cosméticos está no topo das que mais faturaram em 2013. O Boticário é também a rede com maior número de unidades, somando 3691 unidades. A franquia custa cerca de 150 mil reais. Hoje, a empresa fatura mais de 8 bilhões de reais ao ano.

2. McDonald’s

No Brasil desde 1979, a rede tem mais de 30 mil lojas em centenas de países. A franquia brasileira está entre as que mais crescem no mundo. Uma unidade não custa menos que 1,6 milhão de reais. A empresa fatura quase 4 bilhões de reais ao ano.

3. Dia

Parte do grupo Carrefour, o Dia é o único supermercado que funciona com modelo de franquia no país. Criada na Espanha, a empresa está no Brasil desde 2001 e soma mais de 700 lojas. O investimento inicial em uma franquia é de 300 mil a 1 milhão de reais.

4. Flytour

A agência de viagens Flytour é focada em atendimento para empresas. O investimento inicial é de 170 mil reais. No ranking de faturamento, a rede ficou em quarto lugar. A agência de viagens tem faturamento estimado de mais de 1 bilhão de reais ao ano.

5. Habib’s

A rede de esfihas ficou em quinto lugar em faturamento. No mercado desde 1988, o Habib’s tem mais de 300 lojas em funcionamento. Além de lojas convencionais, a marca trabalha com formatos menores, para shoppings center. O franqueado desembolsa 900 mil reais para fazer parte da rede. Estima-se que a receita da empresa esteja acima de 1 bilhão de reais.

6.Hering Store

Em funcionamento desde 1880, a Cia. Hering nasceu como uma tecelagem em Blumenau, Santa Catarina. As franquias começaram a surgir em 1993. Uma loja não custa menos de 560 mil reais. O faturamento da empresa está na casa dos 2 bilhões de reais, incluindo suas outras marcas além da Hering Store.

7. Localiza Rent a Car

Criada em 1973, a Localiza começou com seis fuscas. Dez anos depois, as franquias começaram a ser vendidas e, hoje, está entre as maiores redes de aluguel de carros da América Latina. Uma franquia da marca tem investimento inicial de 160 mil reais. A empresa tem receita líquida de mais de 3 bilhões de reais.

8. Wizard Idiomas

Em oitavo lugar na lista, a Wizard é a maior rede de idiomas do país. Hoje, uma franquia da rede tem investimento de 57 mil reais. O grupo Multi, do qual a rede faz parte, é um dos que mais fatura na área de educação, com faturamento acima de 1 bilhão de reais.

9. Colchões Ortobom

A empresa surgiu como uma metalúrgica que produzia camas, há 40 anos. Com o tempo, começou a fabricar colchões que viraram o carro-chefe da empresa. A rede tem hoje 1783 unidades. Uma loja pode custar até R$ 183 mil.

10.Subway

O Subway tem 1389 franquias no Brasil e é uma das principais redes de fast food do mundo. Estima-se que a rede fature mais de 10 bilhões de dólares no mundo. Para abrir uma unidade, o franqueado precisa de ao menos 270 mil reais de investimento inicial.

11. AM PM Mini Market

A AM PM Mini Market, rede de lojas de conveniência dos postos Ipiranga, tem mais de mil unidades em operação. Todos os franqueados também são donos de postos da rede. O investimento inicial, só na loja de conveniência, vai de 116 mil a 274 mil reais. Estima-se que a rede fature 1 bilhão de reais ao ano.

12. Bob’s

A rede de fast-food Bob’s foi fundada em 1952 e a expansão por meio de franquias começou em 1984. No ano passado, foi a marca que mais evoluiu, abrindo 478 unidades em 2013. O faturamento da empresa está na casa dos 1,1 bilhão de reais. Uma franquia tem investimento inicial de 555 mil reais.

13. Ri Happy/PB Kids

Em 2012, as duas principais varejistas de brinquedos do país se uniram em uma fusão, ambas compradas pelo fundo americano Carlyle, e aparecem juntas na lista de 2013. O faturamento das duas deve passar 1 bilhão de reais. Uma franquia da Ri Happy custa a partir de 900 mil reais.

14. Cacau Show

Com mais de mil franquias, o faturamento da Cacau Show é estimado em 2 bilhões de reais. No ano passado, a rede comprou a Brigaderia e deve expandir franquias da marca também. Uma loja da Cacau Show tem investimento de 90 mil reais.

15. Tam Viagens

A franquia de agências de viagens foi fundada há 14 anos e dobrou de tamanho depois de começar a operar com franquias. Uma loja da operadora de viagens custa a partir de 270 mil reais.

16. Dicico

Com faturamento na casa dos 800 milhões de reais, a empresa vendeu no ano passado uma parcela do negócio a um grupo chileno. Hoje, tem mais de 50 unidades em operação. Uma loja da marca tem investimento inicial de 225 mil reais.

17. Fitta Câmbio e Turismo

A franquia de casa de câmbio teve faturamento na casa dos 800 milhões de reais. Com mais de 70 unidades em operação, trabalha com vários formatos de franquia. Para ser franqueado da empresa, é preciso desembolsar 110 mil reais.

18. Giraffas

Com um faturamento de cerca de 800 milhões de reais, a rede de fast food tem mais de 400 unidades em operação, inclusive no exterior. O investimento em uma unidade do Giraffas é de 680 mil a 1,1 milhão de reais.

19. CNA

A rede de escolas de idiomas tem faturamento estimado de 650 milhões de reais. Com mais de 580 unidades, a rede estima que cada escola fature 95 mil reais. O investimento inicial é de 200 mil reais.

20. BR Mania

A loja de conveniências BR Mania, dos postos Petrobras, pertence geralmente aos donos de postos ou a parceiros comerciais. Hoje, a marca tem mais de 700 unidades. O investimento para abrir uma franquia é de 220 mil reais.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/as-20-redes-de-franquia-que-mais-faturam-no-brasil#21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *