A Natura, líder em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, foi premiada no final de 2014 com a Certificação B Corp (Certifyed Benefit Corporations), como a primeira empresa B Corp de capital aberto da América Latina e a maior do mundo, em receita e número de colaboradores.
O prêmio foi criado pelo americano Jay Coen Gilbert para as empresas que empreendem em benefício da sociedade, como estímulo a adoção de práticas sustentáveis em escala. As ‘B Corps’ seguem uma série de premissas, que incluem levar a missão da empresa para seu regime jurídico. Isso significa que elas se preocupam em garantir que os valores da organização permaneçam em caso de nova administração ou novos investidores e expandir legalmente suas responsabilidades.
Paralelamente ao evento a Natura celebrou a conquista com um convite á sociedade para discutir a evolução do modelo de gestão das empresas para uma nova economia, intitulado “Pense Impacto Positivo”, que contou com a participação de especialistas da área de sustentabilidade, empresários, acadêmicos e representantes de ONGs.
“Mais do que contribuir com a sociedade a partir da adoção de práticas sustentáveis, queremos promover um movimento crescente de conscientização e busca de soluções para um futuro mais equilibrado e justo, do ponto de vista econômico, social e ambiental”, afirma Roberto Lima, presidente da Natura. “A conquista dessa importante certificação reforça nossa crença de que devemos buscar sim o lucro, base de nossa operação, mas que este não deve ser a finalidade única de nossa existência”.
No evento, a Natura também apresentou sua nova Visão de Sustentabilidade, abordando as diretrizes que nortearão a sua atuação empresarial até 2050, com ambições e compromissos até 2020. Entre os princípios que orientaram o desenvolvimento desse novo modelo de atuação estão a economia circular; incentivo ao consumo consciente; responsabilidade pela cadeia de valor; geração de impacto social por meio de incentivo a educação e novos modelos de negócios sustentáveis.
“A sociedade atribuirá maior valor àquelas companhias que exercerem um papel de agente de transformação socioambiental. Queremos ampliar o potencial de nossa empresa na ação geradora de negócios aliados a mudança cultural e educacional”, diz João Paulo Ferreira, vice-presidente Comercial e de Sustentabilidade da Natura.
Entre as ações concretas estão: 30% dos insumos consumidos pela Natura em valor serão provenientes da região Pan-amazônica (13,4% em 2013); alcançar 10 mil famílias nas cadeias produtivas da Pan-amazônia (2.188 famílias em 2013), movimentar R$ 1 bilhão em volume de negócios na Amazônia (de 2010 a 2020) (R$ 388 milhões em 2010-2013); utilizar, no mínimo, 75% de material reciclável na massa total das embalagens (56% em 2013) e implementar estratégia para aumento do consumo de energia renovável.
Em relação à Comunicação ética, a empresa quer institucionalizar um modelo de governança com engajamento externo, dando voz contínua aos públicos de relacionamento na evolução da gestão e estratégia. Entre seus colaboradores a Natura quer atingir índice de mulheres em cargos de liderança de 50% (29% em 2013) e entre os Fornecedores quer até 2015, garantir a rastreabilidade de 100% dos insumos produzidos pelos fabricantes diretos (último elo de fabricação) e até 2020 implementar um programa de rastreabilidade para os demais elos da cadeia.
Fonte:http://www.cosmeticosbr.com.br/conteudo/noticias/noticia.asp?id=3728
Deixe um comentário